Deputados e senadores estão reunidos neste momento, em sessão do Congresso Nacional, para votar uma série de projetos de abertura de créditos extraordinários ao orçamento de 2008. Logo no início da reunião, a líder do Governo no Congresso, senadora Roseana Sarney (PMDB-MA), anunciou que seria retirada da pauta, por falta de acordo com a oposição, a abertura de crédito, no valor de R$ 14,2 bilhões destinados à criação do Fundo Soberano do Brasil.
De acordo com o projeto de lei, os recursos do Fundo Soberano poderão ser usados para que a União participe como cotista única do Fundo Fiscal de Investimentos e de Estabilização (FFIE). Este fundo tem natureza privada e patrimônio próprio, que será constituído por uma instituição financeira federal.
A senadora Roseana Sarney informou que vai continuar negociando com a oposição para viabilizar a votação dos recursos para a criação do Fundo Soberano.
O vice-líder do DEM na Câmara, José Carlos Aleluia (BA), estranhou que o governo queira repassar recursos para um fundo que sequer foi criado ainda. "O Senado ainda não apreciou o projeto de lei [de criação do Fundo Soberano] e dificilmente o Fundo Soberano será apreciado este ano", disse.
Na mesma sessão, os parlamentares aprovaram também o repasse de R$ 341,9 milhões do orçamento ao Ministério da Defesa para bancar as ações destinadas à realização dos Quintos Jogos Mundiais Militares Jogos da Paz. Os jogos acontecerão em 2011 na cidade do Rio de Janeiro.
Quem são os jovens expoentes da direita que devem se fortalecer nos próximos anos
Frases da Semana: “Kamala ganhando as eleições é mais seguro para fortalecer a democracia”
Iraque pode permitir que homens se casem com meninas de nove anos
TV estatal russa exibe fotos de Melania Trump nua em horário nobre