Gustavo Fruet (PDT)| Foto: Daniel Castellano /Gazeta do Povo

Pinga-fogo

" Não posso fazer juízo sobre pessoas ou empresas. Posso dizer que a lei será cumprida. Haverá uma investigação dura e os que praticaram atos ilícitos sofrerão as devidas consequências. "

José Eduardo Cardozo, ministro da Justiça, sobre a Operação Lava Jato.

CARREGANDO :)
José Eduardo Cardozo,  ministro da Justiça
CARREGANDO :)

O prefeito Gustavo Fruet (PDT, foto) nega que tenha demitido funcionários comissionados ligados a vereadores que votaram contra o aumento do IPTU e do ITBI na Câmara Municipal. Vários vereadores disseram que agentes comunitários ligados a eles teriam sido mandados embora depois de os parlamentares terem se negado a seguir a orientação de aprovar as propostas que aumentavam os impostos. "Isso não aconteceu e nenhum vereador veio falar comigo. Aliás, se não fosse a pressão deles, teríamos mais R$ 20 milhões de ITBI, o que facilitaria muito até na questão do ônibus", afirmou o prefeito.

Justus fica

Publicidade

Com a presidência decidida antecipadamente, as principais comissões da Assembleia Legislativa do Paraná são o alvo maior da cobiça dos deputados. Em duas das mais importantes, porém, tudo deve permanecer como está. Nelson Justus (DEM) provavelmente será eleito para presidir novamente a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Pode haver um segundo candidato do PSC, que provavelmente seria Guto Silva, ex-prefeito de Francisco Beltrão. A Comissão de Orçamento deve permanecer Nereu Moura (PMDB).

PSC em baixa

O partido que deverá presidir mais comissões na Assembleia é o PMDB, com quatro. Em segundo lugar vem o PSC, que provavelmente terá três presidentes. O PSC, aliás, é o partido mais insatisfeito com a distribuição que vem se desenhando na Assembleia. Com 12 deputados, o partido de Ratinho Jr. terá a maior bancada no Legislativo estadual, mas não terá representação na Mesa Diretora nem ficará com nenhuma das maiores comissões.

Avaliação

Os servidores efetivos da Assembleia Legislativa passarão por uma avaliação. Portaria publicada na última terça-feira no Diário Oficial compõe uma comissão de avaliação de desempenho e determina como se dará o processo.

Publicidade

Comenda

O Tribunal de Justiça realiza hoje uma sessão solene de outorga da Comenda do Mérito Judiciário do Paraná. Serão homenageados os magistrados Sérgio Arenhart, Néfi Cordeiro e Sérgio Luiz Kukina e os advogados Luiz Edson Fachin e René Ariel Dotti. A sessão acontece às 17 horas no edifício anexo ao Palácio da Justiça.

7.541

foi o número de mensagens recebidas pela Ouvidoria da Câmara dos Deputados entre fevereiro de 2013 e outubro do ano passado. A maioria das mensagens (42,6%) tem relação com a atividade parlamentar, envolvendo pedidos de mudanças na lei ou apuração de denúncias, segundo a Agência Câmara

Colaboraram: Rogerio Galindo e Bruna Maestri Walter.

Publicidade