Ideli Salvatti, ministra das Relações Institucionais| Foto: José Cruz/ABr
Algaci Tulio, vereador
Aldo Rebelo, ministro do Esporte

Mesmo com a promessa dos servidores federais de ampliar o movimento grevista, o governo não vê perspectiva de reajuste para o funcionalismo em 2013. O agravamento do quadro econômico levou a presidente Dilma Rousseff a avaliar que não há condições de incluir na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do ano que vem aumentos salariais aos servidores. A LDO deve ser aprovada até o fim desta semana pelo Congresso. No início do ano passado, o governo havia decidido que os reajustes seriam impraticáveis em 2011, mas que poderiam ocorrer em 2012. O novo cenário econômico, entretanto, fez com que o Planalto mudasse os planos e adiasse mais uma vez o atendimento às demandas de reposição salarial. Na quinta-feira, a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti (foto acima), afirmou que qualquer tipo de aumento deve ser tratado com "cuidado" devido à crise econômica.

CARREGANDO :)

Fim de carreira

Suspeito de envolvimento em um esquema de destinação de verbas de publicidade da Câmara de Curitiba a veículos de comunicação ligados a vereadores, Algaci Tulio (PMDB, foto 1, ao lado) anunciou nesta semana o fim de sua carreira política. O vereador disse que ainda aguarda o desfecho de sua situação dentro do PMDB, onde enfrenta um processo de pedido de expulsão no conselho de ética. No entanto, independentemente de qual for o resultado, ele garante que não irá mais concorrer a qualquer cargo público. "Estou decepcionado com a política. Chega de política", afirmou.

Publicidade

Em alta - CPMI do Cachoeira

Dada como morta, a CPMI ganhou uma sobrevida com a convocação do ex-presidente da empreiteira Delta Fernando Cavendish para depor. Também foi aprovada nesta semana a convocação do ex-diretor do Dnit, Luiz Antônio Pagot.

Em baixa - TJ-PR

Uma decisão do CNJ desta semana para que todos os tribunais divulguem de forma individualizada os salários dos servidores contradiz um julgamento recente do Órgão Especial do TJ-PR, que considerou inconstitucional o artigo da Lei da Transparência que prevê essa divulgação.

O código

Publicidade

O relatório da polêmica MP do Código Florestal será lido nesta segunda-feira pelo senador Luiz Henrique (PMDB-SC). O texto será apresentado na comissão mista criada para analisar a MP, que preenche as lacunas deixadas pelos 12 vetos da presidente da República, Dilma Rousseff, ao novo Código Florestal, aprovado pelo Congresso no início de maio. A expectativa é que o texto seja aprovado na comissão ainda nesta semana, para estar pronto para votação em Plenário na volta dos parlamentares do recesso.

Pinga-fogo

"O Brasil já fez coisas mais difíceis e importantes do que a Copa. Fizemos Brasília em quatro anos."

Aldo Rebelo (foto 2), ministro do Esportes, em entrevista à revista Rolling Stone Brasil deste mês, rebatendo às críticas de que o Brasil não entregará a tempo todas as obras da Copa do Mundo. Nesta semana, técnicos do Ipea disseram em uma comissão no Senado ser pouco provável que os terminais de passageiros dos principais aeroportos do país fiquem prontos até 2014.