• Carregando...
Fabio Camargo, conselheiro do Tribunal Contas | Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo
Fabio Camargo, conselheiro do Tribunal Contas| Foto: Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo
  • Ideli Salvatti, ministra das Relações Institucionais

Os deputados paranaenses aprovaram ontem, em primeira discussão, a PEC que suprime o único artigo da Constituição do Estado que ainda permite o voto secreto. A proposta suprime a expressão "pelo voto secreto" do artigo 57, que prevê que o deputado que for flagrado ao cometer crime inafiançável só pode ser preso após autorização da Assembleia, em votação sigilosa.

Homenagem barrada

Um projeto de lei que concedia título de vulto emérito ao conselheiro do Tribunal Contas Fabio Camargo (foto), apresentado pelo vereador José Carlos Chicarelli (PSDC), foi rejeitado pela Comissão de Legislação e Justiça da Câmara Municipal. Segundo a relatora do projeto na comissão, vereadora Noêmia Rocha (PMDB), a homenagem seria inconstitucional, uma vez que o TC é, em tese, um dos responsáveis por fiscalizar a Câmara. Para ela, ao homenagear um de seus conselheiros a Câmara daria também uma "má impressão" à sociedade.

Fator Lerner 1

Antes de questionar o ex-governador Jaime Lerner, os deputados da CPI do Pedágio elogiaram a gestão dele, de 1995 e 2002. Apesar de intenso contestador dos pedágios e adversário político do ex-governador, Péricles de Mello (PT) disse que ficou na fila de espera por um autógrafo de Lerner quando do lançamento de um livro do urbanista.

Fator Lerner 2

Outro deputado que usou um tom pacífico ao questionar Lerner foi Nereu Moura (PMDB). Antes de cada pergunta, o parlamentar afirmou demonstrar respeito ao urbanista, mesmo que tenha sido opositor ao seu governo. Ao responder um dos questionamentos do ex-rival político, Lerner disse: "Nós fomos adversários, mas isso nunca impediu de entregarmos obras juntos". O peemedebista disse que esteve ao lado do ex-governante uma única vez.

Subterrânea

Os vereadores de Curitiba aprovaram ontem a cessão de um trecho subterrâneo da Rua Marechal Hermes ao MP, que pretende construir uma passarela subterrânea ligando dois prédios do órgão.

Mandato ao STF

O ex-presidente Lula defendeu ontem mandato para ministro do Supremo. "Se tudo nesse país pode ser renovado, por que um juiz tem que ficar a vida inteira?", questionou.

Acidente de JK

Josias Nunes de Oliveira, motorista do ônibus envolvido no acidente que matou o presidente Juscelino Kubitschek, em 1976, disse ter recebido oferta com uma mala de dinheiro para que assumisse na época a culpa pela tragédia. Oliveira, que foi absolvido do fato, deu ontem seu depoimento à Comissão da Verdade da Câmara Municipal de São Paulo.

Aliás...

Questionado sobre a recente decisão do Tribunal de Justiça do Paraná, que o condenou a indenizar o estado em R$ 4,3 milhões e cassou seus direitos políticos por cinco anos, Jaime Lerner disse "não saber do que se estava falando".

CPI do Ibope

O relatório final da CPI do Ibope, que investigou suspeita de fraudes em pesquisas eleitorais no primeiro turno das eleições municipais de 2012, foi aprovado em primeira votação na Assembleia Legislativa do Paraná. Os membros da CPI apontaram que há "fortes indícios de fraude", porém, só uma investigação mais longa poderia responder se isso realmente ocorreu.

Pinga-fogo

"Nesta história, perde de um lado, mas ganha de outro."

Ideli Salvatti, ministra das Relações Institucionais, sobre o troca-troca partidário.

Colaboraram: Katna Baran, Chico Marés, Guilherme Voitch e Bruna Maestri Walter.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]