O senador Alvaro Dias afirma que dificilmente o Congresso vai aprovar a reforma política para a próxima eleição. "Não há tempo, só a minirreforma aprovada pelo Senado será colocada em prática se a Câmara agilizar os procedimentos. É pouco, mas é um avanço. A Câmara não tem autoridade moral e política para promover uma reforma de profundidade e um modelo compatível com as exigências", diz o senador.
Prazo final Os políticos que estão sem partido talvez ainda possam contar com o "tempo-extra" que o Congresso estuda para as suas definições. Por enquanto, o prazo final para aqueles que têm a intenção de disputar em 2006 será mesmo 30 de setembro.
Em estudo A direção da Câmara dos Deputados espera apenas a definição do impasse sobre a situação do presidente da Casa, Severino Cavalcanti (PP), para instalar a comissão que vai analisar a PEC, do deputado Ney Lopes (PFL-RN) que prorroga até o próximo dia 31 de dezembro o prazo para que alterações na legislação eleitoral sejam válidas já no pleito de 2006. A admissibilidade da medida já foi aprovada na semana passada pela CCJ.
Sem fraudes Os candidatos de oposição à direção do PT do Paraná afirmam que confiam nos militantes para que as eleições de hoje ocorram sem fraudes. O deputado federal Dr. Rosinha afirma que houve um entendimento que não será permitido o transporte de eleitores, nem o pagamento de contribuições para que alguns filiados estejam aptos a votar.
Retorno O ex-candidato a prefeito de Curitiba e ex-vereador Osmar Bertoldi (PFL) retorna hoje a Curitiba em definitivo depois de ter passado todo o ano nos Estados Unidos. Bertoldi dedicou o tempo a uma série de curso sobre gestão urbana, meio ambiente e governo metropolitano. O pefelista que começa a se dedicar à sua campanha a deputado estadual, ele afirma que em 2008 pretende disputar novamente a prefeitura da capital.
Segundo tempo O ministro do Esporte, Agnelo Queiroz (PCdoB), esteve na última sexta-feira em Curitiba para lançar o Projeto Segundo Tempo. A iniciativa, do governo federal, é ocupar os espaços das escolas públicas fora dos horários sem aulas para que as comunidades mais carentes pratiquem esporte. De acordo com o presidente da Paraná Esporte, Ricardo Gomyde (PCdoB), o programa vai investir R$ 4 milhões no estado.
Coxa Agnelo Queiroz, durante sua passagem por Curitiba, esteve acompanhado durante todo o tempo por seus companheiros de partido, Gomyde e o vereador Luizão Stelffeld. Ambos ligados ao Coritiba e fizeram o ministro posar com a camisa coxa.
Concurso O Tribunal de Contas do Paraná aprovou na última semana uma instrução normativa orientando aos prefeitos que abram concursos públicos para preencher as vagas abertas na área de saúde pelos programas federais. A proposição foi apresentada pelo conselheiro Fernando Mello Guimarães, justificando que desta forma, os prefeitos não iriam contrariar a lei e nem comprometer a receita dos municípios.
Multa O deputado Neivo Beraldin (PDT), que preside a Comissão Especial de Investigação da Assembléia para acompanhar os desdobramentos da explosão do Navio Vicuña, apresentou um plano para aplicar o valor da multa dada à empresa Ultragas. A multa, no valor de R$ 5 milhões, seria aproveitada em uma série de benefícios à Baía de Paranaguá e para a população atingida pelo acidente. A proposta ainda deverá passar por aprovação dos órgãos de meio ambiente.
Alternativa O deputado oposicionista José Domingos Scarpellini (PSB) está reivindicando ao governo do estado a restauração da Estrada da Restinga Seca, entre Porto Amazonas e Palmeiras. Scarpellini argumenta que trata-se de uma estrada centenária, que originalmente ligava Curitiba a Guarapuava, e serve como alternativa à rodovia pedagiada, que hoje liga as duas cidades.
Reciclável Está tramitando na Assembléia Legislativa uma proposta para que os alunos da rede pública do Paraná participem de programas de reciclagem de lixo. O autor do projeto, deputado Mauro Moraes (sem partido), justifica a idéia com o fato de apenas 25 dos 399 municípios do estado terem coleta seletiva. "Curitiba já fez e continua fazendo sua parte neste procedimento, mas é necessário que o Paraná também participe", afirma.
Pinga-fogo
* O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deferiu o pedido do registro definitivo do PSOL.
* A nova sigla, formada por dissidentes do PT, obteve o número de legenda 50. Segundo seus organizadores, o PSOL teve mais de 450 mil assinaturas certificadas e registrou diretórios em 22 estados.
* A prefeitura de Curitiba começa a avaliar, na próxima semana, a situação do Bosque do Papa e as melhorias que podem ser feitas no local.
* A ação foi determinada pelo prefeito em exercício, Luciano Ducci (PSDB), logo após ouvir o relato dos representantes das entidades preocupadas com a conservação do espaço.
* O fato da Copel ter sido relacionada entre as companhias elétricas do Brasil que teriam realizado seguro com a empresa Interbrazil, acusada de oferecer vantagens ao PT em troca dos contratos, provocou um pedido de informações do deputado federal paranaense Eduardo Sciarra (PFL). * A Concessionária Caminhos do Paraná, recebeu uma determinação do DER para que instale duas lombadas eletrônicas no trevo de acesso a Irati.
* Os equipamentos foram solicitados pelos vereadores do município ao deputado Marcos Isfer (PPS) que fez o encaminhamento à Secretaria de Transportes.
Deixe sua opinião