As novas licenças de táxi, que deverão ser licitadas pela prefeitura de Curitiba, virão com uma novidade: uma cláusula que proíbe a transferência para outras pessoas, mesmo que feita gratuitamente. A ideia é impedir que haja a venda das licenças, como ocorre hoje. A Urbs recebe frequentemente pedidos para que a permissão seja transferida de uma pessoa para outra. Os taxistas costumam alegar que se trata de coisa de pai para filho, ou de amigo para amigo, sem custo. Mas muitas vezes o que há é a venda ilegal da placa. A comissão da Urbs que estuda a emissão das novas licenças, visando à Copa de 2014, ainda está elaborando as regras.
E a Erenice?
A Polícia Federal vai adiar pela quarta vez a conclusão do inquérito que investiga suposto tráfico de influência de Erenice Guerra (foto) e seus familiares na Casa Civil. A PF escolheu como um alvo dessa fase a atuação do marido da ex-ministra. Braço direito da presidente Dilma Rousseff na gestão passada, Erenice deixou o governo no mesmo dia em que a imprensa mostrou que a ex-ministra usou a estrutura da Casa Civil para beneficiar a empresa de seu filho. Até agora foram ouvidas 48 pessoas.
Aliás...
O vereador Jairo Marcelino (PDT) apresentou projeto prevendo que a prefeitura só possa aumentar em no máximo 15% o número de táxis na cidade. Seriam assim 330 novas placas na licitação que será aberta. Hoje, 2,2 mil táxis circulam em Curitiba. Pela proposta, os atuais motoristas teriam preferência na licitação.
Lanche feliz
A venda de brinquedos junto com lanches fast food pode ser proibida em Curitiba. O vereador Juliano Borghetti (PP) apresentou proposta que elimina a possibilidade da venda casada dos dois produtos, como ocorre em muitas lanchonetes. Para o vereador, isso induz as crianças a querer comer alimentos pouco nutritivos.
Em trânsito
A Câmara dos Deputados deve votar neste ano um projeto que estende para todos os cargos o voto em trânsito. Em 2010, só foi possível votar fora da cidade em que o eleitor está registrado para presidente. E mesmo assim só funcionava para quem estivesse em uma capital. Agora, o deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) quer estender o voto para todos os postos e também para cidades do interior.
Governadores aposentados
Os partidos com representação na Assembleia têm até segunda-feira para indicar os membros da Comissão Especial que analisará a aposentadoria dos ex-governadores do Paraná. Eles estudarão a Proposta de Emenda Constitucional do deputado Mauro Moraes (PSDB), feita para extinguir o benefício. Hoje, nove ex-governadores e quatro viúvas recebem R$ 24,6 mil mensais.
Para pensar...
"Os partidos políticos não existem, a capacidade de negociação desapareceu tanto que as coisas que podiam ser decididas pelos políticos eles levam para os outros poderes decidirem."
José Sarney, presidente do Senado, sobre os recursos apresentados pelos parlamentares ao Judiciário.