Depois de analisar os últimos episódios na Câmara dos Deputados (a farra das passagens aéreas) e no Supremo Tribunal Federal (o bate-boca entre dois ministros), a avaliação do governo é de que "não foi uma boa semana para ninguém". Foi como o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, resumiu a conclusão do grupo de coordenação política, que se reuniu nesta sexta-feira (24) com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O presidente, segundo José Múcio, lamentou os episódios que tomaram conta da Câmara dos Deputados, referentes ao uso de cotas de passagens aéreas. Segundo o ministro, o consenso é de que esse assunto deve ser encerrado o quanto antes.
Ele admitiu que há um incômodo coletivo com esses episódios e comentou que conversou com os líderes partidários sobre a questão. Segundo o ministro, todos entendem que a posição na Câmara deveria ser a mesma tomada pelo Senado, de que a passagem aérea deveria ser liberada só para o parlamentar. Como deputado licenciado, Múcio defende que é necessária a criação de novas regras como a colocação das contas na internet, para que as pessoas vejam o que um deputado faz e o que não faz.
Apesar da resistência de alguns parlamentares contra a mudanças de regras, Múcio defendeu as novas propostas, porque "os tempos mudaram, e o nível de informação da sociedade é absoluto e não se aceita mais a forma como era antes". Sem entrar no mérito do que é certo ou errado, o ministro destacou que "o importante agora é que tem que virar a página e construir uma coisa nova"
O ministro condenou a venda de cotas de passagens aéreas da Câmara a empresas de turismo. "Isso é um crime e é claro que deve ser punido. Isso não pode", afirmou. Na reunião de coordenação, o presidente, segundo José Múcio também lamentou o bate-boca ocorrido no Supremo Tribunal Federal entre os ministros Gilmar Mendes (presidente da Casa) e Joaquim Barbosa. "São dois amigos; é um outro Poder", resumiu Múcio
Cúpula
Ainda na reunião, o presidente Lula fez um relato da viagem a Trinidad e Tobago, para a reunião da Cúpula das Américas. O presidente comentou sobre o clima fraternal da reunião e elogiou a postura do novo presidente dos Estados Unidos, que inaugurou uma nova relação com os países da América Latina.
Polícia isola prédio do STF após explosão de artefatos na Praça dos Três Poderes
Congresso reage e articula para esvaziar PEC de Lula para segurança pública
Lula tenta conter implosão do governo em meio ao embate sobre corte de gastos
A novela do corte de gastos e a crise no governo Lula; ouça o podcast
Deixe sua opinião