O plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (16) um requerimento do senador Álvaro Dias (PSDB-PR) para que o Tribunal de Contas da União (TCU) faça uma auditoria nos investimentos feitos por fundos de pensão na Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo (Bancoop). A cooperativa é investigada pelo Ministério Público por suspeita de desvio de recursos para campanhas políticas.

CARREGANDO :)

O requerimento foi aprovado no início da sessão desta tarde com o plenário praticamente vazio. O vice-presidente do Senado, Marconi Perillo (PSDB-GO), aproveitou a desatenção dos governistas e colocou o requerimento em votação. A auditoria foi aprovada em votação simbólica.

Com a aprovação, o TCU fará uma auditoria em investimentos feitos na Bancoop pelos fundos de pensão dos funcionários do Banco do Brasil (Previ), da Caixa Econômica Federal (Funcef) e da Petrobras (Petros).

Publicidade

Em seu requerimento, Dias afirma que em 2004 os três fundos de pensão fizeram aplicações de R$ 26 milhões em ações da Bancoop. Segundo ele, a empresa enfrentava a iminência de um colapso financeiro na ocasião.

"Com o objetivo de preservar os recursos públicos aplicados pela União nos fundos de pensão, solicitamos que seja realizada auditoria para analisar a transparência da aplicação financeira das entidades de previdência pública", afirma Dias no requerimento.

Investigação

No dia 5 de março, o promotor de Justiça de São Paulo José Carlos Blat pediu à Justiça o bloqueio das contas da Bancoop e a quebra do sigilo bancário do tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, ex-presidente da cooperativa. Os dois pedidos foram negados pela Justiça.

Vaccari e a diretoria da Bancoop negam irregularidades na administração da entidade.

Publicidade
Veja também
  • Oposição usará comissões do Senado para atacar PT sobre Bancoop
  • Caso Bancoop: Vaccari também arrecadava dinheiro para o caixa do mensalão, diz "Veja"
  • Bancoop diz que nunca fez doações a partidos políticos
  • PT tenta economizar em aluguel de comitê de Dilma