Como aconteceu na Câmara dos Deputados, o plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (11) requerimento, de autoria do presidente José Sarney (PMDB-AP), para a devolução simbólica dos mandatos de senadores cassados durante o regime militar. Entre os homenageados está o ex-presidente Juscelino Kubitschek, senador por Goiás. O plenário também aprovou a realização de uma sessão especial para entregar os diplomas aos senadores ainda vivos.
Na relação dos beneficiários estão, além de JK, os ex-senadores Aarão Steinbruch (RJ), Arthur Virgilio Filho (AM), João Abrahão Sobrinho (GO), Marcello Alencar (RJ), Mário de Souza Martins (RJ), Pedro Ludovico Teixeira (GO), e Wilson de Queiroz Campos (PE).
"Como consequência da Anistia, houve compensações, como a reinserção dos cassados nas duas carreiras, compensando, na medida do possível, as perdas causadas pela ausência de progressão funcional. Resta a reparar, ainda que de maneira simbólica, aos parlamentares que tiveram o seu mandato cassado por força de atos emitidos pelo regime militar", defendeu Sarney em seu requerimento.
A proposta foi aprovada simbolicamente.
Na semana passada, a Câmara devolveu mandatos de deputados cassados pela ditadura. Em evento, 18 deputados dos que tiveram seus mandatos extintos pela ditadura retornaram ao plenário da Casa. Entre 1964 e 1977, 173 deputados federais tiveram seus mandatos cassado pelo regime militar.
De virose na praia a prejuízos milionários: a corrida dos estados para melhorar o saneamento
“Vendi meu olho”: por que tanta gente está escaneando a íris por dinheiro
Facções criminosas usam artistas do funk para fazer propaganda e recrutar jovens para o crime
Rosângela Moro defende união da direita para fazer frente a Lula e ao PT em 2026
Deixe sua opinião