• Carregando...

O Senado aprovou nesta quarta-feira (14) a indicação de Wilson Roberto Trezza para o cargo de diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Ele vem exercendo o cargo de diretor-geral da Abin interinamente, em substituição a Paulo Lacerda. No plenário, foram 49 votos a favor e 10 contra a indicação.

Trezza assumiu a agência em setembro do ano passado em meio a uma crise na instituição. A Abin foi acusada de ceder de forma informal agentes para participar da Operação Satiagraha da Polícia Federal, que prendeu o banqueiro Daniel Dantas. A crise culminou com o afastamento de Lacerda e da cúpula do órgão.

Ao assumir como interino, Trezza teve seu passado contestado. Ele foi acusado de fazer parte do grupo de Dantas por ter trabalhado na Brasil Telecom. Investigações do governo, no entanto, concluíram que Trezza era apenas um funcionário da operadora.

Satiagraha

Trezza assumiu o comando interino da Abin em 1º de setembro, após o afastamento do ex-diretor Paulo Lacerdaafetado com denúncias de que agentes da agência teriam participado, se autorização, da Operação Satiagraha, comandada pelo delegado Protógenes Queiroz.

Foi na Satiagraha que o ex-banqueiro Daniel Dantas, o ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta e o mega-investidor Naji Nahas foram presos sob acusação de crimes contra o sistema financeiro. Denúncias de abuso durante as diiligências da operação da Polícia Federal, como grampos telefônicos ilegais, também custaram o afastamento do delegado Protógenes.

Paulo Lacerda, foi exonerado do cargo no final de dezembro e assumiu o cargo de adido policial na embaixada de Portugal.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]