A Mesa Diretora do Senado decidiu nesta quinta-feira (24) extinguir 500 cargos na estrutura administrativa da Casa. Os cargos que serão extintos, no entanto, estão vagos e a decisão não produzirá nenhuma economia imediata. O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), tinha anunciado a extinção dos cargos ao chegar para a reunião da Mesa, mas não tinha dado detalhes.
Na saída da reunião, o suplente da Mesa-Diretora do Senado Cesar Borges (PR-BA) informou que os 500 cargos que o Senado pretente extinguir não estão ocupados por nenhum funcionário. Segundo o senador, a intenção é evitar ume despesa futura. Os cargos que serão extintos seriam destinados a servidores concursados. "Os cargos estão vagos. Não têm ocupantes. São cargos para concursados. Vão ser extintos para não vir a ser ocupados no futuro, sem necessidade", disse Borges.
O primeiro-secretário, Heráclito Fortes (DEM-PI), confirmou que a medida não implicará em nenhuma demissão. "São 500 cargos da estrutura do Senado que estamos cortando para evitar que sejam preenchidos no futuro. Isso é só o início do processo de enxugamente da Casa".
O Senado conta atualmente com 3,4 mil funcionários efetivos, 2,8 mil comissionados e cerca de 3 mil terceirizados. De acordo com o diretor-geral, Haroldo Tajra, existem ainda mais de mil cargos efetivos que estão vagos e poderiam ser preenchidos por concurso público. É entre estes cargos que serão realizados os cortes anunciados.
Tajra afirma que a maioria dos 500 cargos que serão cortados são da Gráfica do Senado. "Na gráfica, o processo tecnológico foi reduzindo a necessidade de pessoas". Segundo ele, a média de salário dos cargos que serão cortado é de R$ 5 mil mensais. O diretor-geral afirmou que o principal motivo para a vacância dos cargos é a aposentadoria de servidores. O ato do presidente do Senado oficializando a medida deve ser assinado ainda nesta tarde.
O primeiro-secretário da Casa afirmou que a questão dos funcionários comissionados e terceirizados ainda será debatida. Ele afirma que a estrutura será enxugada também envolvendo estes servidores.
Deixe sua opinião