O presidente licenciado do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), poderá ter que enfrentar em plenário a votação da terceira representação contra ele, referente ao suposto uso de laranjas na compra de emissoras de rádio e de um jornal em Alagoas. Na quarta-feira, o relator do processo, senador Arthur Virgílio (PSDB-AM), apresenta seu parecer na Comissão de Constituição e Justiça. A oposição deverá pedir vistas e o presidente da CCJ, Marco Maciel (DEM-PE), já anunciou que dará prazo de no máximo 24 horas para eventual pedido de vistas. Com isso, Renan poderá ser julgado em plenário já na quinta-feira.
Além do destino do presidente da Casa, licenciado até o fim do ano, o cenário político também estará atento à movimentação do novo ministro das Relações Institucionais, José Múcio (PTB-PE), que assumiu no lugar de Walfrido dos Mares Guia, denunciado por participação no mensalão mineiro. A principal tarefa do novo ministro será conversar com senadores para tentar a aprovação da prorrogação da CPMF.
Veja as principais notícias de Brasília da semana
SEGUNDA-FEIRA
- Presidente Lula deve visitar Centro de Pesquisas da Petrobras, no Rio de Janeiro, e inaugurar planta piloto de liquinocelulose.
TERÇA-FEIRA
- Senadores do DEM e do PSDB se reúnem para definir se fecharão compromisso de voto contra a prorrogação da CPMF.
- Presidente Lula deve participar da apresentação dos novos membros do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, em Brasília.
QUARTA-FEIRA
- Relator da terceira representação contra Renan na CCJ do Senado, o líder tucano Arthur Virgílio (AM) deve apresentar seu parecer.
- Presidente Lula recebe em Brasília a visita do duque de Luxemburgo.
QUINTA-FEIRA
- O presidente Lula deve viajar ao Espírito Santo para evento de rodovias federais e visita à fábrica da Arcelor.
SEXTA-FEIRA
- Presidente Lula deve ir ao Rio de Janeiro para inaugurar primeiras obras do Programa da Aceleração do Crescimento na favela Pavão-Pavãozinho.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião