O Senado Federal passa a divulgar nesta segunda-feira (1º) uma lista com os nomes e os salários dos funcionários do órgão. As remunerações de senadores, servidores efetivos e comissionados passarão a ser listadas no Portal da Transparência da casa.
Entre os detalhes dos dados disponíveis estarão o nome, categoria, padrão, cargo ou função comissionada e ano de admissão. Da mesma forma, a descrição da composição dos vencimentos e as vantagens pessoais estarão à disposição na página da internet.
Parte das informações já tinha a divulgação no site por obrigação da Lei de Acesso à Informação (12.527/2011), porém, sem o detalhamento dos nomes. A restrição foi imposta depois de o Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União (Sindilegis) entrar na justiça e pedir que não houvesse identificação no site.
O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), no entanto, cancelou a liminar obtida pelo Sindilegis na Justiça Federal de Brasília. A derrubada do documento ocorreu em 11 de setembro, porém, apenas nesta sexta-feira o senado divulgou que um ato havia determinado a divulgação detalhada dos salários com nome.
Não há previsão de horário para que os dados estejam disponíveis. Para acessar a listagem, basta acessar o site do Portal da Transparência do Senado e seguir os passos descritos na parte de Recursos Humanos, na página inicial.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano