A Comissão de Relações Exteriores do Senado americano enviou ontem uma carta à Embaixada brasileira convidando oficialmente o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ir ao Congresso quando estiver em Washington, em 17 de março. Lula já esteve várias vezes nos Estados Unidos - duas, para encontros bilaterais com o presidente George W. Bush -, mas nunca foi ao Congresso. Vários presidentes costumam incluir uma visita ao Congresso quando vão a Washington.
O presidente da comissão, o senador democrata John Kerry, está especialmente interessado em discutir questões ambientais e a Amazônia com o presidente brasileiro. O senador republicano Richard Lugar, um dos maiores defensores da expansão da colaboração entre Brasil e EUA, quer abordar a política energética no hemisfério e o papel do Brasil nos países conhecidos como BRICs (Brasil, Rússia, Índia e China) e em negociações sobre mudança climática.
"Com a mudança de governo e a chegada de novos membros ao Senado um encontro (com a comissão) seria uma ótima oportunidade para discutir a expansão da agenda bilateral Brasil-EUA e fomentar a prosperidade no hemisfério", diz a carta. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
PGR denuncia Bolsonaro no STF por suposto plano de golpe
Impopularidade de Lula piora tensão entre poderes e eleva custo da governabilidade
Apostas em impeachment de Lula já ou vitória nas urnas em 2026 dividem direita
Tarcísio empata com Lula em eventual 2º turno à presidência em 2026; governador nega candidatura