O senador José Sarney (PMDB-AP) e o deputado Michel Temer (PMDB-SP) ocuparão pela terceira vez as presidências do Senado e da Câmara, respectivamente. Com o resultado das eleições desta segunda-feira (2), o PDMB vai comandar as duas casas do Congresso Nacional no biênio 2009/2010.
Temer recebeu 304 votos, superando os concorrentes Ciro Nogueira (PP-PI), que teve 129 votos, e Aldo Rebelo (PCdoB-SP) com 76 votos. Dos 513 deputados, votaram 509 parlamentares.
Sarney teve 49 votos, contra 32 dados ao adversário Tião Viana (PT-AC).
No primeiro discurso, já como presidente, Sarney agradeceu ao ex-presidente Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) pelos serviços prestados Casa e prometeu trabalhar pela independência e autonomia do Senado.
"Não será com o Senado que resgatarei qualquer dever de amizade, político ou partidário. Acima de tudo isso está a independência e a autonomia da Casa. Tenham certeza que nesta presidência reafirmaremos cada vez mais a nossa independência, exigiremos, cada vez mais, respeito nossa instituição. Acima de tudo, respeitarei nossos colegas", disse.
Tião Viana desejou sorte ao novo presidente e afirmou que foi atuante junto s suas convicções e que fez um bom combate. Sarney já tomou posse e agora vai comandar a eleição para a escolha dos outros cargos da mesa diretora.
O líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM), que apoiou a candidatura de Tião Viana, disse que, a partir de agora, a bancada está pronta para ajudar o novo presidente. "De minha parte, acabou um episódio e começou outro. Vossa Excelência poderá contar conosco Estamos, a partir de agora, fazendo os primeiros momentos de unidade, proporcionalidade e respeito", disse.
A festa da direita brasileira com a vitória de Trump: o que esperar a partir do resultado nos EUA
Trump volta à Casa Branca
Com Musk na “eficiência governamental”: os nomes que devem compor o novo secretariado de Trump
“Media Matters”: a última tentativa de censura contra conservadores antes da vitória de Trump
Deixe sua opinião