Brasília - Num cochilo dos governistas, a bancada de oposição no Senado aprovou ontem requerimento que pede ao Tribunal de Contas da União (TCU) para auditar os recursos aplicados pela Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo (Bancoop) em fundos de pensão.
De autoria do senador Alvaro Dias (PSDB-PR), o requerimento pede que o TCU investigue a aplicação de recursos dos fundos de pensão Previ (Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil), Funcef (Fundação dos Economiários Federais) e Petros (Fundação Petrobrás de Seguridade Social) na cooperativa acusada de desvios de recursos com a suposta participação do tesoureiro do PT, João Vaccari Neto.
"Com o objetivo de preservar os recursos públicos aplicados pela União nos fundos de pensão, solicitamos que seja realizada auditoria para analisar a transparência da aplicação financeira das entidades de previdência pública já citadas na Cooperativa Habitacional dos Bancários", afirmou Dias.
A oposição aproveitou a presença do senador Marconi Perillo (PSDB-GO) no comando da sessão plenária de ontem para colocar o requerimento em pauta. Com poucos governistas em plenário, o requerimento de Dias foi aprovado de forma simbólica sem o registro dos votos no painel do Senado.
Segundo o tucano, o Ministério Público de São Paulo identificou "milhares de movimentações financeiras fraudulentas" na cooperativa que tinham como objetivo "ludibriar os cooperados que aplicavam suas economias em empreendimentos imobiliários".
O promotor José Carlos Blat, do Ministério Público de São Paulo, investiga o suposto esquema de desvio de verba da Bancoop que teria a participação do tesoureiro do PT. Segundo a denúncia, dirigentes da cooperativa teriam criado empresas fantasmas que prestavam serviços superfaturados e faziam doações não contabilizadas ao PT. Para Blat, há indícios de caixa dois, uma vez que os recursos repassados ao partido não constam dos registrados da Justiça Eleitoral.
“Guerra” entre Mais Médicos e Médicos pelo Brasil prejudica quase 4 mil profissionais de áreas vulneráveis
DeepSeek reacende alerta sobre coleta de dados por IA, e especialistas cobram fiscalização
Governo e oposição se unem em festa por Hugo Motta; assista ao Sem Rodeios
Regulação das redes sociais pode ser apresentada na próxima semana, diz ministro
Deixe sua opinião