A assessoria de imprensa da Presidência do Senado deve lançar nesta segunda-feira (17) uma página na internet para responder reportagens que envolvam a instituição e o próprio presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP).
De acordo com a assessoria, a página servirá para a publicação de notas e ofícios do presidente da Casa e também para uma "leitura crítica" da cobertura jornalística sobre o Senado.
Um dos motivos que levou à ação, segundo a assessoria, é a falta de espaço que teria sido dado pelos veículos de imprensa às respostas da Casa. A assessoria diz que frequentemente encaminha cartas aos jornais que não são publicadas.
Uma possibilidade futura é que as entrevistas de Sarney sejam também publicadas na página, como já acontece no site da Presidência da República com as entrevistas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A ação do Senado lembra a atitude da Petrobras, que passou a publicar perguntas dos jornalistas e comentários sobre reportagens em um blog na internet. A ação da estatal causou polêmica porque as respostas eram divulgadas antes que os veículos que fizeram as perguntas publicassem as reportagens. Posteriormente, a estatal mudou a estratégia e passou a divulgar as respostas no mesmo dia em que as matérias resultantes das perguntas são publicadas.
Deixe sua opinião