O senador Jefferson Peres (PMDB-AM), integrante da CPI dos Sanguessugas, denunciou nesta terça-feira, em entrevista à rádio CBN, o uso irregular por parlamentares das verbas do Congresso para financiar campanhas de reeleição.
De acordo com o senador, cada parlamentar recebe uma verba no valor de R$ 15 mil para gastos de gabinete, mas muitos estão usando o dinheiro para financiar suas campanhas:
- Eu fui o único parlamentar se recusou a receber essa verba. Estão usando desbravadamente o financiamento da Câmara. Se pudessem, iriam todos cassados.
Na entrevista, o senador falou ainda que é contra as emendas individuais de parlamentares, que, segundo ele, é uma das fontes de corrupção no Congresso.
- Se eu parar de fazer emendas para meu estado, vão me crucificar, mas se proibirem as emendas, vão acabar com uma fonte de corrupção. Acho que as emendas deveriam ser apenas as emendas coletivas - afirmou.
Peres, que faz parte da CPI dos Sanguessugas, falou também sobre os riscos de uma CPI acabar em palco de discussão política entre governo e oposição. Ele admitiu que criar uma comissão próximo das eleições, pode agravar esse quadro. Apesar disso, o senador disse que acredita que os parlamentares sérios farão seu trabalho, sem deixar que a disputa política se torna mais importante.
Avanço da direita na América Latina, com foco na segurança, sinaliza tendência para o Brasil
Moraes ligou seis vezes para Galípolo num dia para tratar de Banco Master, diz jornal
James Dyson fracassou 5.127 vezes – e foi por isso que venceu
Mendigos do espírito: o que o Natal nos ensina sobre humildade