O senador José Nery (PSOL-PA) anunciou em plenário que conseguiu na noite desta quarta-feira (23) as 27 assinaturas de senadores necessárias para criar uma CPI Mista (Câmara e Senado) sobre a Operação Navalha, da Polícia Federal, que desmontou um esquema de fraudes em licitações públicas.

CARREGANDO :)

Faltam agora atingir as 171 assinaturas da Câmara para que o pedido de CPI seja protocolado. Segundo deputados responsáveis pela coleta de assinaturas, há, por enquanto, 140 no requerimento da CPI. A expectativa é que o restante seja obtido até o início da próxima semana.

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), que também preside o Congresso, avisou em plenário que vai respeitar o regimento ao receber esse requerimento: verificar se a CPI tem fato determinado, ler sua criação e abrir prazo para os líderes indicarem seus membros.

Publicidade

Renan, aliás, chegou a dizer que assinaria o pedido, mas, até agora, não registrou seu nome no requerimento. O presidente do Senado tem sido alvo de especulações depois que seu nome apareceu na investigação da PF sobre a Operação Navalha por suas ligações com o empresário Zuleido Veras, dono da Gautama, construtora que seria o pivô do esquema. Renan, porém, tem negado qualquer envolvimento com isso.