O senador Mão Santa (PMDB-PI) anunciou nesta sexta-feira (18), no plenário da Casa, sua saída do PMDB.
A assessoria de imprensa do senador informou, porém, que o pedido de desfiliação só será protocolado na Justiça Eleitoral na próxima semana. O senador deve se filiar ao PSC e faz planos de se candidatar à reeleição ao Senado.
"Apresento o meu desligamento do PMDB, que não é aquele dos meus sonhos. (...) Não é mais aquele PMDB que, em 1974, sem nenhuma condição, lançou Ulysses Guimarães, o anticandidato. Ulysses lançou-se por aquele partido em 1974, mais para dar um sinal. Ele dizia: 'Navegar é preciso. Viver não é preciso'. Mas estão morrendo afogados", disse o senador. "Estou mudando de sigla partidária para ter o direito de ser candidato e continuar sendo a voz do Piauí no Senado". Mão Santa decidiu sair do PMDB por não ter garantias do partido de que será candidato ao Senado nas eleições do ano que vem. O senador criticou as negociações do PMDB que indicam que o partido não terá candidatos próprios em alguns estados, como Piauí e Distrito Federal, para compor chapa com candidatos aliados.
Na quarta (16), o ex-governador do Distrito Federal e ex-senador Joaquim Roriz anunciou sua saída do PMDB e a decisão de se candidatar a um novo mandato em 2010 por outro partido. Ele afirmou que foi "expulso" do PMDB, afirmando que o partido não quis lhe dar legenda para concorrer.
Hugo Motta troca apoio por poder e cargos na corrida pela presidência da Câmara
Eduardo Bolsonaro diz que Trump fará STF ficar “menos confortável para perseguições”
MST reclama de lentidão de Lula por mais assentamentos. E, veja só, ministro dá razão
Inflação e queda do poder de compra custaram eleição dos democratas e também racham o PT
Deixe sua opinião