Os deputados estaduais do PMDB vão convidar o deputado federal licenciado e secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano, Ratinho Jr. (PSC, foto), a trocar de partido. O convite para Ratinho se tornar um peemedebista deve ser feito na próxima segunda-feira. A ideia é que ele seja o vice na chapa do governador Beto Richa (PSDB) na eleição do ano que vem. Para os parlamentares do PMDB, os números apresentados por Ratinho nas pesquisas internas de intenção de voto tornariam a dupla imbatível em 2014.
Sarney transferido
O Hospital Sírio-Libanês confirmou ontem que o senador e ex-presidente da República José Sarney (PMDB-AP) saiu da unidade semi-intensiva e foi transferido para um quarto. O hospital, no entanto, ainda não divulgou novo boletim médico sobre seu estado de saúde. No último boletim, divulgado há uma semana, a equipe médica informou que o senador foi diagnosticado com dengue aguda e apresentava quadro de pneumonia bacteriana.
Improbidade
A PEC 18/2013, que determina a perda imediata dos mandatos de parlamentares condenados, em sentença definitiva, por improbidade administrativa, deverá ser votada pelo plenário do Senado na próxima semana. A informação é do senador José Agripino Maia (DEM-RN). Segundo ele, ontem as lideranças partidárias foram unânimes na crença de que será votada rapidamente. A PEC é do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE).
Donadon
Um pedido de vista do deputado Wladimir Costa (PMDB-PA) adiou a votação do relatório que pede a cassação do deputado Natan Donadon (sem partidoRO) pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara. O texto só será apreciado no dia 21. O deputado estava de licença e pediu para avaliar o caso. Condenado a mais de 13 anos de prisão por peculato e formação de quadrilha, Donadon está preso desde 28 de junho.
Rede em dificuldades
A ex-senadora Marina Silva se reuniu ontem com a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cármen Lúcia, e relatou dificuldades que a Rede Sustentabilidade, seu partido, está tendo nos cartórios regionais. Segundo Marina, os cartórios estão rejeitando assinaturas de jovens que não votaram em eleições anteriores e também de idosos, pelo mesmo motivo. Cármen Lúcia encaminhou o caso à corregedoria do TSE. Para criar o partido, são necessárias 496 mil assinaturas certificadas. Até ontem, a Rede tinha 215 mil assinaturas aceitas.
Reforma política
Depois do fracasso na tentativa de emplacar um plebiscito sobre a reforma política proposto pela presidente Dilma Rousseff, líderes de PT, PSB, PDT e PCdoB no Congresso anunciaram ontem o início da coleta de 171 assinaturas, o mínimo necessário para iniciar a tramitação de um projeto de decreto legislativo para covocar o plebiscito. Somados, esses partidos têm 154 deputados. O plebiscito teria três questões: o modelo de financiamento de campanhas; a possibilidade de participação via internet em projetos de iniciativa popular; e coincidência de eleições. Não há chance de as regras serem alteradas a tempo das eleições de 2014.
Pinga-fogo
"Minha relação com o Beto é a mesma. Tenho liberdade para criticar, cobrar e fazer meu trabalho parlamentar. O que aconteceu ficou como uma marca."
Plauto Miró, deputado (DEM) a respeito de como tem se relacionado com o governador Beto Richa (PSDB) desde que disse ter sido usado como instrumento de "barganha" entre o Executivo e o Tribunal de Justiça para eleger Fabio Camargo conselheiro do Tribunal de Contas.
Colaborou: Euclides Lucas Garcia.