O vereador Serginho do Posto (PSDB) foi eleito presidente da Câmara Municipal de Curitiba com o voto de 36 dos 38 parlamentares da capital. Ele foi o único candidato ao cargo e seu nome foi indicado por um bloco composto por 25 vereadores. As duas abstenções foram das vereadoras Noemia Rocha (PMDB) e Professora Josete (PT).
No entendimento das parlamentares que se abstiveram, deveria ter sido feito um debate público na Casa, onde os parlamentares candidatos à direção do Legislativo apresentassem suas ideias e propostas para os cargos em disputa. Como os nomes foram definidos em acordo pela maioria dos parlamentares, não houve apresentação e debate das plataformas dos postulantes aos cargos.
Campeão de votos
Serginho do Posto foi o vereador mais votado nas eleições municipais de 2016, com 11.272 votos. Ele é administrador de empresas, está em seu quarto mandato na Câmara Municipal e já ocupou cargos importantes dentro do Legislativo, como a segunda secretaria durante a presidência de Paulo Salamuni (PV) e a presidência da Comissão de Economia na última legislatura.
Em seu discurso de posse, Serginho afirmou que fará uma gestão de diálogo com todos os partidos e de apoio ao Executivo, sem comprometer o papel fiscalizador da Câmara. Ele destacou o processo de renovação pelo qual o Legislativo vem passando nos últimos anos e garantiu que como presidente não vai “compactuar com o malfeito”.
Mesa Diretora
O restante da Mesa Diretora eleita para o biênio 2017-2018 também foi composto por nomes indicados pelos blocos parlamentares. A única situação em que houve disputa de votos foi para o cargo da primeira-secretaria, situação em que o vereador Bruno Pessuti (PSD) derrotou o correligionário Jairo Marcelino por 37 votos contra um.
Com o resultado da votação, a Comissão Executiva, responsável pela administração da Casa, será composta pelos vereadores Serginho do Ponto, presidente; Bruno Pessuti, primeiro secretário e Mauro Ignacio (PSB), segundo secretário.
Os outros cargos da Mesa serão ocupados por Tico Kuzma (PROS), primeiro vice-presidente; Toninho da Farmácia (PDT), segundo vice-presidente; Julieta Reis (DEM) terceira secretária; e Cristiano Santos (PV), quarto secretário.
Na corregedoria e vice-corregedoria da Casa foram eleitos os novatos Dr. Wolmir (PSC) e Marcos Vieira (PDT), respectivamente.
Líder do prefeito
Na mesma sessão também foi lido pelo presidente Serginho do Posto um comunicado oficial do prefeito Rafael Greca (PMN) que formalizou o vereador Pier Petruzziello (PTB) para o cargo de líder do governo.
PT se une a socialistas americanos para criticar eleições nos EUA: “É um teatro”
Os efeitos de uma possível vitória de Trump sobre o Judiciário brasileiro
Ódio do bem: como o novo livro de Felipe Neto combate, mas prega o ódio. Acompanhe o Sem Rodeios
Brasil na contramão: juros sobem aqui e caem no resto da América Latina