A pesquisa Ibope divulgada ontem mostra que o pré-candidato à Presidência da República pelo PSDB, o ex-governador de São Paulo José Serra, tem 36% das intenções de voto, enquanto a pré-candidata petista, Dilma Rousseff, aparece com 29% uma diferença de sete pontos porcentuais. Em terceiro lugar, estão empatados o deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) e a senadora Marina Silva (PV-AC), com 8% das intenções de voto cada um.
Em comparação com a última pesquisa do instituto, divulgada em 17 de março, não ocorreram mudanças bruscas. Na ocasião, Serra tinha 35% contra 30% de Dilma a oscilação está dentro da margem de erro, que é de de dois pontos porcentuais para mais ou para menos. De acordo com o Ibope, os dois levantamentos usaram a mesma base de apuração e podem ser comparados entre si.
Se Ciro Gomes é retirado da pesquisa a candidatura dele ainda não foi lançada oficialmente pelo PSB , Serra aparece com 40%, Dilma com 32% e Marina com 9%. Já na simulação de um eventual segundo turno entre os pré-candidatos do PSDB e do PT, Serra lidera com 46% e Dilma tem 37%.
A pesquisa mostra também que Ciro Gomes tem a maior rejeição entre os eleitores. De acordo com o levantamento, 48% dos entrevistados disseram que não votariam nele "de jeito nenhum" para a Presidência da República. A segunda maior taxa de rejeição é de Marina Silva, com 43%. Outros 34% disseram que não votariam na petista Dilma Rousseff de jeito nenhum, enquanto a rejeição ao tucano José Serra foi de 32%.
Popularidade de Lula
O levantamento do Ibope aponta ainda o crescimento na popularidade do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Para 76% dos entrevistados, a gestão de Lula é ótima ou boa; para 18%, é regular, e 5% afirmaram ser ruim ou péssima. Na última edição do levantamento, 75% dos entrevistados avaliavam a gestão do presidente como ótima ou boa.
A pesquisa indagou também o que os eleitores gostariam que o próximo presidente fizesse. Do total de entrevistados, 35% querem a total continuidade da atual administração; 30% desejam pequenas mudanças com continuidade; 24% querem a manutenção de apenas alguns programas com muitas mudanças, e 9% desejam a mudança total do governo do país.
Para 75% dos entrevistados, Lula é confiável, enquanto 21% disseram não confiar nele. A pesquisa, divulgada ontem, foi realizada em 141 municípios do país.
STF e governistas intensificam ataques para desgastar Tarcísio como rival de Lula em 2026
Itaipu, Correios e Caixa patrocinam evento que ataca agronegócio como “modelo da morte”
Governo vai liberar R$ 1,7 bilhão em emendas para amenizar crise com Congresso
Pacote fiscal pífio leva Copom a adotar o torniquete monetário
Deixe sua opinião