Após abrir nesta semana a propaganda partidária do PSDB com a promessa de aprimorar o principal programa social do atual governo, o Bolsa Família, o candidato tucano à Presidência, José Serra, afirmou neste sábado (19) que irá ampliar o Programa Universidade para Todos (ProUNi), ação do governo federal que concede bolsas de estudo em universidade privadas.

CARREGANDO :)

O candidato do PSDB foi a estrela do encerramento da convenção nacional do PTB, que nesta sexta-feira (18) fechou apoio formal a sua candidatura.

Serra disse que, se eleito, irá criar o "ProUni do ensino técnico", para concessão de bolsas em escolas técnicas particulares a alunos de regiões que não contem com a opção do ensino técnico público.

Publicidade

"Vamos criar também o ProUni do ensino técnico, o "Pró-técnico" no Brasil. Vamos dar bolsa para que o aluno, em determinada região, possa ir para a escola particular do ensino técnico com bolsa do governo. Vamos levar isso para a base da sociedade", afirmou Serra.

Sobre a proposta, o candidato disse que "ninguém destroi coisas feitas que podem ser melhoradas".

"O que está feito, mesmo que não esteja bem feito, a gente conserta, não muda de nome e toca para frente", explicou o tucano.

Serra não falou com a imprensa durante o evento. Ele chegou a dizer em seu discurso que eventuais comentários políticos que fizesse, como sobre a definição do vice de sua chapa, seriam o único tema destacado pela imprensa em sua fala.

José Serra centrou o discurso em sua trajetoria politica e em ações de sua gestão no governo de São Paulo, que deixou em março para disputar a Presidência.

Publicidade

A ampliação de vagas no ensino técnico é uma das vitrines da administração de Serra no governo paulista e já aparece como um dos principais eixos do discurso de campanha do tucano.

O ex governador já disse, por exemplo, que vai conceder, caso eleito, bolsas de ensino técnico a jovens de famílias beneficiárias do Bolsa Família. Neste sábado, ele voltou a associar uma promessa a programas do governo Luiz Inácio Lula da Silva ao citar o ProUni.

Na única menção mais dura em relação ao atual governo, Serra disse que "quanto mais os adversários inventam a nosso respeito, mais dizemos a verdade sobre eles".

As imagens de Serra na convenção deverão ser destaque no programa partidário do PTB, que vai ao ar no final do mês.

A reportagem do G1 presenciou diálogo de Honésio Ferreira, secretário nacional de Comunicação do PTB, com o deputado estadual Campos Machado (PTB-SP) e o senador Romeu Tuma (PTB-SP), em que Ferreira dizia que a participação de Serra ocuparia 80% da propaganda.

Publicidade