Se as eleições presidenciais fossem hoje, o prefeito de São Paulo, José Serra, venceria o primeiro turno, com 37% das intenções de voto, contra 31% do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O ex-governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho teria 11% e a senadora Heloisa Helena (PSOL-AL), 4%. Brancos e nulos ficariam com 12%. No segundo turno, o petista teria 35% e Serra, 48%. Brancos e nulos ficariam com 12%, não sabem nem opinaram, 4%.

CARREGANDO :)

O presidente da República em exercício, José Alencar, minimizou o resultado da pesquisa. Indagado se Lula tem fôlego para virar o quadro, respondeu:

- Não precisam duvidar disso. O presidente Lula tem uma sensibilidade social muito grande. É um homem de bem. Isso é apenas um momento. Nenhum presidente estaria com esse prestígio que Lula tem.

Publicidade

Já os tucanos ficaram eufóricos.

- Como dizem lá na Bahia, quando o povo querem (sic) não tem jeito. O povo querem (sic) o Serra! - brincava o deputado Jutahy Magalhães(PSDB-BA), junto com o secretário-geral do partido, Eduardo Paes (PSDB-RJ).

A pesquisa anterior do Ibope encomendada pela TV Globo e divulgada em outubro mostrava empate técnico entre Serra e Lula (30% a 31%) no primeiro turno e vitória do tucano no segundo (44% a 38%). Em agosto, outra pesquisa do Ibope encomendada pela Globo mostrava também empate técnico entre Serra e Lula, dessa vez com vantagem de um ponto para o tucano (30% a 29%). No segundo turno, apontava a pesquisa, Serra teria 44% dos votos contra 35% de Lula.

LULA VENCERIA OUTROS CANDIDATOS. Se o candidato do PSDB fosse o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, Lula venceria com 32%, contra 20% do governador paulista. Garotinho teria 20%, Heloisa, 7%, brancos e nulos, 15%, não sabem nem opinaram, 5%. No segundo turno, Lula teria 41%, Alckmin, 37%, brancos e nulos 17%. Não sabem nem opinaram, 5%.

Na terceira lista, Lula venceria com 33% dos vostos, contra 11% de Garotinho, 11% do governador Minas Gerais, Aécio Neves, 9% de Heloisa. Brancos e nulos teriam 18%. Não sabem nem opinaram, 6%. Num segundo turno contra Aécio, Lula teria 43% dos votos. O tucano teria 29%, brancos e nulos, 21%, não sabem ou não opinaram, 7%. Se Garotinho fosse para o segundo turno, Lula venceria com 41%, contra 33% do ex-governador. Brancos e nulos teriam 20%. Não sabem ou não opinaram, 6%.

Publicidade