A pesquisa do Datafolha divulgada ontem mostra José Serra (PSDB) com 38% das intenções de voto, dez pontos à frente de Dilma Rousseff (PT). São os primeiros números após o lançamento oficial da pré-candidatura do tucano pelo PSDB, no dia 10. Em seguida está Marina Silva (PV), que registra 10%, à frente de Ciro Gomes (PSB), que pontuou 9%.
O levantamento foi realizado entre os dias 15 a 16 deste mês com 2,6 mil entrevistados. Em comparação com a última pesquisa do instituto, nos dias 25 e 26 de março, não ocorreram mudanças bruscas. Na ocasião, Serra tinha 36% contra 27% de Dilma. A oscilação está dentro da margem de erro de dois pontos porcentuais para mais ou para menos. O mesmo acontece com os números dos outros candidatos. Em março, Marina tinha 8% e Ciro estava com 11%. Essa é a primeira vez que Marina Silva ultrapassa Ciro nas intenções de voto, apesar de os dois candidatos estarem tecnicamente empatados.
Segundo o Datafolha, 7% dos entrevistados respondem que votarão em branco, nulo ou em nenhum. Outros 8% dizem ainda estar indecisos. Se Ciro Gomes é retirado da pesquisa a candidatura ainda não foi lançada oficialmente pelo PSB , a diferença entre Serra e Dilma aumenta: 42% do tucano contra 30% da petista. Marina Silva vai a 12% (ganho de dois pontos). Nesse cenário, há 8% de indecisos e também 8% dizendo votar em branco, nulo ou em nenhum.
Evolução
Se os números forem analisados a partir de dezembro, é possível identificar tendências ao observar as curvas de intenção de voto. Serra voltou a ter os mesmos números do fim de 2009, quando registrava 37%. Dilma mostra estabilidade em 2010, registrando sempre 27% ou 28%.
Já Ciro está em queda gradual. Em dezembro registrava 13%; oscilou para 12% em fevereiro e 11% em março. Agora, depois de de três semanas, perdeu mais dois pontos porcentuais chegando a 9%.
No cenário de segundo turno, em uma eventual disputa entre Serra e Dilma, o tucano lidera com 50% das intenções de voto e a petista aparece com 40%. Na pesquisa anterior, Serra tinha a preferência de 48% dos eleitores e Dilma, 39%.
De acordo com o Datafolha, o pré-candidato Ciro Gomes registra o maior índice de rejeição entre os presidenciáveis, com 27%, seguido de Serra e Dilma, ambos com 24%, e Marina Silva, com 10%.
A pesquisa avaliou também o índice de aprovação do presidente Lula. Na mostra, a aprovação da administração federal ficou em 73% (de ótimo e bom). Na pesquisa de março, esse índice foi de 76%.
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares
Deixe sua opinião