O primeiro a discursar na convenção para lançar a pré-candidatura do tucano José Serra à presidência neste sábado (10) foi o presidente do PSDB, Sérgio Guerra. Ele garantiu: "Serra não é um improviso. É parte integrante da construção da história brasileira". Segundo o senador, o ex-governador de São Paulo "é o quadro mais qualificado para assumir o comando do Brasil".
O presidente do PSDB ressaltou o apoio dos partidos de oposição à pré-candidatura de Serra. "Bom exercício de unidade e colaboração esse, que hoje aqui reúne companheiros de partidos do Brasil inteiro", disse. "A presença de Roberto Jefferson [presidente do PTB] é importante para nós, a presença do PMN é importante para nós, do PSC é importante para nós."
Em seu discurso, Guerra relembrou a trajetória de Serra, filho de imigrante italiano que assumiu a presidência da União Nacional dos Estudantes (UNE) aos 20 anos. O senador lembrou ainda o exílio do ex-governador no Chile e a carreira acadêmica nos Estados Unidos, como aluno na Universidade de Cornell e depois como pesquisador em Princeton. "É um lutador que logo cedo se revelou um líder", disse.
Guerra chegou ao evento com Serra, pouco antes das 11h. Ainda vão discursar os presidentes do PPS, Roberto Freire, e do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ), além do o ex-governador de Minas Gerais, Aécio Neves e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. A apresentadora do evento é a modelo Ana Hickman, e a cantoraGraça Cunha cantou o hino nacional no seu início.
Dilma Rousseff
Praticamente no mesmo horário do lançamento da pré-candidatura de Serra, a pré-candidata do PT, Dilma Rousseff, participa em São Bernardo do Campo do lançamento de um estudo de seis centrais sindicais sobre emprego e qualificação. Marcado para às 11h, as duas maiores centrais sindicais do país, Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a Força Sindical, participam do encontro.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não confirmou se vai ao evento, embora tenha dito que passaria o final de semana em São Bernardo do Campo, onde tem apartamento. No final da noite de sexta-feira, porém, a página oficial do PT convidava o público a assistir ao vivo pela web "debate" com o presidente e Dilma, no Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo.