O relator da CPI dos Correios, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), afirmou, no fim da tarde desta segunda-feira, que fará referência ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva no relatório final da comissão, que será apresentado em meados de março. Para Serraglio, o presidente sabia da existência do mensalão e esteve "muito próximo da negligência" em relação ao caso, na medida em que, ao que tudo indica, o esquema teria sido comandado pelo ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, seu subordinado.
- Que o presidente Lula soube, todos nós sabemos que soube. Sabemos, inclusive, que, em uma das ocasiões, ele teria determinado a Aldo Rebelo que tomasse providências. Eu não tenho porque omitir isso. É um fato - afirmou o relator.
Quanto a Dirceu, Serraglio disse que o "contexto geral de dados" dá a entender que seria ele o responsável pela cooptação de parlamentares e pela nomeação para cargos segundo critérios políticos.
- Como José Dirceu praticava isso tudo, em direito, há o que se chama de "culpa em vigilando" por parte de Lula. Quem nomeia tem que vigiar - observou o deputado.