Evandro Mazurana, de 18 anos, é o mais jovem verador brasileiro a ser Presidente da Câmara
Serranópolis do Iguaçu, Oeste do Paraná, cidade de cinco mil habitantes e também o mais jovem presidente de Câmara de Vereadores do Brasil. Evandro Mazurana (PDT) tem 18 anos e já coordena os trabalhos do legislativo municipal, como mostrado em reportagem veiculada pela RPC-TV nesta terça-feira (17).
O carro Fusca 78 foi útil na campanha do jovem vereador, mas não pôde ser dirigido por ele e sim por um cabo eleitoral, já que Mazurana não tinha idade para tirar carteira de motorista na época das eleições de 2008. Só na semana anterior à reportagem que ele fez o teste para a habilitação. "Sexta-feira (20), provavelmente estarei habilitado e vou poder ir onde quiser", disse o presidente da câmara Evandro Mazurana.
Quase que o jovem ficou de fora das eleições, pois ele fez 18 anos, a idade mínima para ser vereador, pouco antes da votação. Mas a pouca idade não impediu que ele fosse eleito com 251 votos, o terceiro colocado numa cidade de cerca de três mil eleitores. Depois disso, outra ambição surgiu, a de ser presidente do legislativo municipal. Ele conseguiu com a articulação política do pai, Valdir Mazurana, ex-vereador e presidente da Câmara Municipal.
Como primeira atitude no cargo, o jovem presidente negociou a mudança no horário de funcionamento das sessões na câmara, que eram de manhã e foram transferidas para a tarde, horário que não conflitava com a faculdade de Engenharia Ambiental que Mazurana faz em Foz do Iguaçu, distante 75 km de Serranópolis do Iguaçu. "Virou uma discussão com cada um querendo marcar para um horário, mas tudo deu certo com bom senso", contou o presidente à RPC-TV.
A ascensão de Evandro Mazurana ao cargo de presidente da câmara não veio com unanimidade nem no próprio partido. O vereador Plínio Simionato, de 70 anos, ficou com um pé atrás. "Ele pode ser muito inteligente, mas é muito 'verdinho'", disse Simionato.
Evandro Mazurana se encantou cedo com a política e nunca quis ser bombeiro ou médico. "Um dia eu estava tomando chimarrão e ele veio com uma pergunta: 'como é que se faz para ser presidente do Brasil'", contou o pai de Evandro, Valdir Mazurana à RPC-TV.
O sonho de infância o vereador menino ainda não esqueceu. "Acho que se eu estudar e trabalhar bem, se Deus quiser, terei chances de chegar a ser Presidente da República, um sonho que, quem sabe, pode virar realidade", afirmou.
Deixe sua opinião