Grevistas dos Correios fizeram passeata pelo centro de Curitiba| Foto: Hedeson Alves/Gazeta do Povo

O reajuste dos servidores públicos estaduais da ativa, aposentados e pensionistas, anunciado pelo governo em abril e aprovado pela Assembléia Legislativa em maio, será pago neste mês às categorias que ainda não foram contempladas.

CARREGANDO :)

Os reajustes variam de 3,14% a 30%, dependendo da categoria. Apesar de já ter sido aprovado há quatro meses, nem todas as categorias tinham recebido o aumento. Segundo o governo, a medida vai beneficiar 108 mil servidores – todos concursados. O aumento salarial não será concedido aos funcionários comissionados (indicados politicamente).

Até este mês, só haviam sido contemplados com o reajuste salarial os professores do ensino básico (cerca de 100 mil docentes, entre ativos, aposentados e pensionistas) e do ensino superior (8,3 mil profissionais).

Publicidade

Multa

O governador Roberto Requião chegou a condicionar a concessão do reajuste às demais categorias à suspensão da multa mensal de R$ 5 milhões cobradas pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) em razão do não-pagamento pelo governo estadual dos títulos "podres" adquiridos do Banestado no processo de saneamento e privatização do banco. A multa ainda não foi suspensa.

O reajuste vai custar R$ 12 milhões mensais na folha de pagamento de pessoal.