A servidora de carreira da Secretaria de Educação de LondrinaLucimara Campos Carrer ficou menos de 24 horas na lista de membros do Comitê de Gestão Orçamentária, instituído pelo prefeito Alexandre Kireeff (PSD). Recém transferida da pasta da Educação para a Secretaria de Governo, ela foi indicada como membro do comitê na terça-feira (8), mas, já na quarta (9), teve o nome retirado do grupo, porque é cunhada do futuro secretário de Governo, Christian Schneider. As informações foram confirmadas pela assessoria da Prefeitura.
O parentesco entre os dois foi a justificativa dada pelo prefeito para a exclusão da servidora do comitê. Além disso, a transferência para a Secretaria de Governo foi revogada, por conta da escolha de Schneider, por parte da administração municipal, para assumir a titularidade da pasta ele ainda não foi nomeado. Com isso, Lucimara voltou a fazer parte do quadro funcional da Secretaria da Educação.
O pedido de transferência da servidora partiu da Secretaria de Governo, de acordo com o titular interino da pasta, Zulmar Fachin. "Uma secretaria solicita a transferência de um servidor à outra secretaria. Se houver concordância, a movimentação é realizada. Isso é um fato comum, corriqueiro, que ocorre normalmente", afirmou. Fachin, que acumula a função de Procurador-Geral do Município, assinou o pedido de transferência na semana passada e disse que não sabia da relação de parentesco entre a servidora e o futuro secretário. "Desconhecia o vínculo entre eles. Como juridicamente não havia nenhum problema, fiz o pedido", avaliou.
Questionado pela reportagem sobre a justificativa apresentada para a transferência da servidora, Fachin desconversou. "Na Procuradoria, estamos lidando com muitos prazos, muitas questões complexas. Como estou acumulando duas pastas, assino muitos documentos todos os dias. Esperamos que amanhã [sexta-feira] as questões que estão impedindo a nomeação do [Christian] Schneider sejam resolvidas, e aí a pasta de Governo vai ter um titular exclusivo".
A reportagem tentou contato com Christian Schneider, mas o Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina confirmou que ele está em viagem oficial a Brasília junto com o prefeito Alexandre Kireeff. O JL tentou localizar Lucimara Carrer na Secretaria de Educação, mas ela não compareceu ao trabalho na manhã desta quinta-feira (10).
Servidora foi apontada em CEI da Educação
O nome de Lucimara Carrer foi citado na CEI da Educação, instaurada no ano passado pela Câmara Municipal de Londrina, por suposta participação nas irregularidades na compra da coleção Vivenciando a Cultura Afro-Brasileira e Indígena, da Editora Ética, e a aquisição de kits de uniformes escolares no valor de quase R$ 7 milhões para a rede municipal. Ao lado de Lucimara, também foram citados o ex-prefeito Barbosa Neto (PDT) e os ex-secretários Fábio Góes, Marco Cito e Karin Sabec.
CCJ deve passar para as mãos do Centrão e pautas conservadoras podem ficar travadas
Médicos afirmam que Lula não terá sequelas após mais uma emergência de saúde em seu 3º mandato
Conjuntura internacional pode concretizar acordo entre Europa e Mercosul, mas Lula quer o crédito
Podcast analisa o primeiro ano de Javier Milei como presidente da Argentina