Veja a temperatura em sua região| Foto:

Os servidores da Saúde pública estadual realizam ontem pela manhã uma manifestação em frente ao Palácio das Araucárias, no Centro Cívico, em Curitiba. Os trabalhadores protestam contra o aumento da jornada de trabalho de 30 horas semanais para 40 horas, conforme decreto assinado pelo governador Roberto Requião, em 2005.

CARREGANDO :)

Os servidores cumprem uma jornada de trabalho de 30 horas semanais há quase 20 anos, respaldados por orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS). Segundo a direção do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde Pública do Estado do Paraná (SindSaúde-PR), os servidores estão tentando negociar com o governo desde novembro do ano passado a regulamentação das 30 horas. A partir deste mês, o governo passou a descontar dois dias do salário de parte dos servidores para compensar as horas trabalhadas a menos.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou, por meio de nota oficial, que os funcionários deverão cumprir a jornada de trabalho de 40 horas semanais. Segundo a nota, "aqueles que não cumprirem a jornada terão as horas não trabalhadas descontadas do salário". De acordo com a secretaria, na folha de pagamento do mês de maio há registro de 545 casos de não-cumprimento da jornada de 40 horas semanais ou de faltas injustificadas, entre os servidores da saúde.

Publicidade