Servidores do Judiciário voltaram a protestar nesta quinta-feira (16) contra a possibilidade de a presidente Dilma Rousseff vetar o aumento de até 78% para a categoria aprovado pelo Congresso. Desde o início da tarde, cerca de mil pessoas, segundo a Polícia Militar, manifestam em frente ao Palácio do Planalto pedindo que a petista sancione o projeto que reestrutura a carreira dos funcionários dos tribunais de justiça. O prazo para o veto termina no próximo dia 21.
Segundo o presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal (Fenajufe), Adilson Rodrigues, a categoria já conseguiu o apoio de aproximadamente 300 deputados e 60 senadores para derrubar a decisão da presidente no Congresso, caso ocorra o veto.
“Temos plena confiança de que ela não irá vetar. Não queremos crer que ela vai desrespeitar a autonomia do Judiciário”, disse Rodrigues.
Depois de protestarem na Praça dos Três Poderes, os manifestantes se reuniram no estacionamento do anexo I do Senado. A segurança na região foi reforçada, mas o protesto segue pacífico.
Nessa quarta-feira, Dilma foi recebida com um protesto organizado por servidores da Justiça Federal durante a inauguração da Ponte Anita Garibaldi, na cidade de Laguna (SC). Cerca de cem manifestantes fizeram barulho durante o discurso da presidente, mas a cerimônia seguiu sem interrupções.