A Gazeta do Povo procurou todos os servidores da Sude "campeões" de gastos com viagens entre 2003 e 2010 ou envolvidos nas investigações. Nem todos foram localizados ou atenderam à reportagem. Mas a maioria que conversou com a Gazeta disse estar surpresa com os valores que aparecem como seus gastos de viagens ou afirmou ter sido enganada.
Kleber Augusto de Alencar diz não ter conhecimento do valor que lhe é atribuído e garante ter como comprovar as viagens que fez. "O valor de minhas viagens não chega nem perto desse número."
As servidoras Simone Pinto Cordeiro, Caciara Aparecida Xavier e Cristina Marques Motta afirmam nunca terem viajado pela secretaria, além de não possuírem cartão corporativo. Marcia Maria Pacheco diz que em nenhum momento permaneceu com seu cartão e que só o recuperou quando o MP começou as investigações.
Fernanda Paula Evangelista diz ter viajado apenas duas vezes e que emprestou seu cartão a outros servidores a pedido de sua chefia. "Todos os funcionários deveriam ter cartões corporativos. Mas, como isso não acontecia, era praxe emprestar para outros que precisavam viajar. Foi nisso que eles [os articuladores do esquema] agiram de má-fé."
O ex-superintendente da Sude Luciano Mewes diz que delegou à servidora Rosemari Maciel Guidette as autorizações de viagens. E garantiu que não sabia do esquema. O advogado de Emília Larocca, André Pontaroli, afirma que sua cliente é inocente e que não ficou de posse de nenhum valor. "Ela cumpria ordens determinadas por sua chefia imediata."
Os servidores investigados Ana Lúcia Schulhan, Sabrina de Albuquerque Schulhan, Rosemari Maciel Guidette e Marcia Luiza Petrechen, não quiseram comentar o assunto.
Também não comentaram o caso os seguintes servidores da lista de "campeões" de gastos: Leandro Niimoto, Joseli Albuquerque, Valter Miguel Claro da Silva, Mariclair Rodrigues de Souza, Afonso Henrique Von-Meien, Ângela Renata de Souza Cordeiro, Marcia Teixeira Medina, Rose Akemi More da Cunha, Marco Aurélio Diresto, Turue Homune, Juliane Jardim Jarschel, Terezinha Bartoski Polla, Gerusa dos Santos Coelho e Cristiane de Freitas.
Não foram localizados pela reportagem: Marco Aurélio Szpak, Daniely de Cassia Parreira, Joseane Gonçalves dos Santos, Andréa Silva Pereira Putini, Rafael Mariante Sallet, Maria da Glória Cundari, Patrícia Izabele Chuerys Janissetti, Marcos Daniel Bianchini, Graciele Bortocello Lorinzetti, Marco Ferrer Martins, Maristela Ribeiro Chies Barboza e Cibele Lacerda. Já Patrícia Gimenes Santiago de Souza está em tratamento médico e, segundo a mãe dela, não poderia atender a reportagem.
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast
Eleição para juízes na Bolívia deve manter Justiça nas mãos da esquerda, avalia especialista