Os 152 anos de emancipação política do Paraná foram comemorados ontem em Curitiba com uma sessão solene na Assembléia Legislativa. Presidida pelo deputado Hermas Brandão (PSDB), a solenidade reuniu autoridades, como o vice-governador Orlando Pessuti, o presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Heinz Herwig, e deputados.
O professor e historiador Sérgio Odilon Nadalin abriu os discursos falando dos processos de ocupação territorial, imigração, industrialização e urbanização do Paraná. Enfatizou que o estado é resultado de "histórias de diferentes tipos de colonização, de processos de deslocamentos populacionais, de construções culturais singulares, de sociedades originais".
O desembargador Munir Karam citou figuras históricas da Justiça paranaense, como o ouvidor Rafael Pires Pardinho, Generoso Marques e o desembargador Clotário de Macedo Portugal, que foi três vezes presidente do Tribunal de Justiça.
O desembargador Luiz Renato Pedroso, vice-presidente do Movimento Pró-Paraná, que organizou a homenagem, finalizou lembrando o ex-governador Bento Munhoz da Rocha Neto na sua defesa dos interesses do estado.
Deixe sua opinião