Em um raro dia de sol em Curitiba, a Assembleia Legislativa do Paraná fez uma sessão relâmpago ontem. A sessão ordinária, com 18 projetos na Ordem do Dia, começou às 14h30 e terminou às 15h15 o que dá uma média de um projeto debatido e votado a cada dois minutos e meio. Mesmo assim, o presidente da Casa, Valdir Rossoni (PSDB, foto), quase suspendeu a sessão por falta de quórum. A maioria das propostas já estava sendo votada em redação final e era considerada de pouca relevância ao estado.
Desfiliação 1
O PPS anunciou ontem que cancelou a filiação de Euclides Danilo Garbellotti Filho, vice-prefeito de Pontal do Paraná, no Litoral do estado. Garbellotti Filho, eleito no ano passado em seu primeiro mandato eletivo, foi preso na terça-feira após ter sido condenado pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJ) por crime de atentado violento ao pudor com uso de violência contra uma adolescente. O crime aconteceu em 2007.
Desfiliação 2
O partido diz que "não aceita" a violação aos "direitos individuais, da vida, da integridade e proteção a infância e juventude" e que a infração relatada requer "uma atuação firme e rápida".
RG aos paranaenses
O Ministério Público Federal (MPF) no Paraná e o governo do estado celebraram na última terça-feira o "Pacto pela identidade cidadã: RG para todos os paranaenses". O objetivo do pacto é a emissão de Carteiras de Identidade, em mutirões mensais.
Sucessão no TSE
O ministro Marco Aurélio foi eleito na última terça-feira para o cargo de presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Atual vice-presidente do TSE, ele sucederá a ministra Cármen Lúcia e ocupará a presidência da corte pela terceira vez. A posse está marcada para o dia 19 de novembro.
Mudou de horário
O programa "Balanço Geral" da TV Record, com o deputado estadual do Rio Wagner Montes (PSD), líder de audiência, mudou de horário e teve redução de 1h30. A mudança ocorre quatro dias após o deputado decidir permanecer no PSD e não aceitar a proposta do PRB, o partido dos bispos da Universal. A Record não se pronunciou sobre o caso.
O número
3 mil é o número de sugestões enviadas por integrantes do Judiciário ao Conselho Nacional de Justiça para tornar mais célere a prestação de serviços dos órgãos de primeira instância do Judiciário. Um grupo de trabalho foi criado para elaborar uma proposta de política nacional para a priorização da Justiça de primeiro grau.
Pinga-fogo
"Do jeito que a coisa tá no PMDB-PR, só Cesar Menotti e Fabiano conseguem definir o comportamento da turma: quem dá mais pelo meu coração."
João Arruda (PMDB-PR), deputado federal, no Twitter.
Colaboraram: Chico Marés, Amanda Audi e Bruna Maestri Walter.
Lula está acordado e passa bem sem sequelas após cirurgia cerebral de emergência
Mudanças feitas no Senado elevam “maior imposto do mundo” para 28,1%
Congresso dobra aposta contra o STF e reserva R$ 60 bi para emendas em 2025
Milei completa um ano de governo com ajuste radical nas contas públicas e popularidade em alta
Deixe sua opinião