A anunciada transparência prometida pelo deputado Valdir Rossoni (PSDB, foto 1) na Assembleia Legislativa do Paraná parece ser seletiva. Prova disso é a retirada do ar das sessões da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) a mais importante do Legislativo estadual , que deixaram de ser transmitidas pela TV Sinal desde que o tucano assumiu a presidência da Casa. Ele nega, mas a medida tem forte relação com o fato de o presidente da CCJ ser o deputado Nelson Justus (DEM), antigo desafeto do tucano.
Para pensar...
"Não é a solidão no sentido de que você não seja cercado por pessoas, mas é que você tem de ser muito reservado em muitas matérias, porque tudo o que você fala circula. E certas questões no poder são suas, você não pode delegar, não tem nem com quem conversar."Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente da República, afirmando que há uma certa solidão no poder.
Pombas
Logo após o vereador Algaci Túlio (PMDB) anunciar que a oposição iria pedir uma CPI para investigar o presidente da Câmara de Curitiba, João Cláudio Derosso (PSDB), o vereador Zé Maria (PPS) foi a plenário falar sobre... pombas. O vereador é autor de um projeto que dispõe sobre a captura e controle populacional desses animais. Por conta do anúncio de Algaci minutos antes, pouca gente deu atenção para a apaixonada defesa do projeto feita pelo vereador, que reiterou os males para a saúde pública trazidos pelas pombas. Uma pena.
Polêmico
O deputado Fabio Camargo (PTB) protocolou ontem uma PEC que cria o Conselho de Contas dos Municípios. Camargo justifica o projeto como forma de desafogar o Tribunal de Contas e aumentar o controle de fiscalização dos gastos dos municípios do estado. Na prática, a medida tiraria poder dos atuais conselheiros do TC. Segundo o deputado, a verba para implantação do conselho viria da economia que a Assembleia tem feito desde fevereiro e que está sendo devolvida ao governo estadual.
Tribunal de contas
Um ano e meio antes da eleição, já circula nos bastidores do TC paranaense o nome do sucessor do presidente Fernando Guimarães. O atual vice-presidente, Artagão de Mattos Leão (foto 2), já teria acertado com os colegas a indicação dele para o cargo. Se for confirmada a escolha de Artagão, será a segunda vez que ele assumirá a presidência do TC. A primeira foi entre 1996 e 1998. Existe uma espécie de acordo de cavalheiros entre os sete integrantes do tribunal para que exista um rodízio entre os conselheiros na função de presidente. Os únicos que não assumiram o cargo são Caio Marcio Nogueira Soares e Ivan Bonilha. O presidente atual, Fernando Guimarães, assumiu em janeiro deste ano e cumpre mandato até dezembro de 2012.
* * * * *
Pinga-fogo
"Quanto mais vocês estiverem juntos, mais eu vou viajar."
Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente da República, pedindo que os partidos aliados façam um esforço para se manter unidos nas eleições municipais de 2012. Lula promete fazer campanha em todo o país.
* * * *
Colaboraram Chico Marés, Euclides Lucas Garcia, Heliberton Cesca e Sandro Moser
Barroso vota por manter exigência de decisão judicial para responsabilizar redes por ofensas
Dias de pânico: o que explica a disparada do dólar e dos juros
Congresso fecha lista do “imposto do pecado”; veja o que terá sobretaxa e o que escapou
Como funciona a “previdência militar” que o Congresso vai rever
Deixe sua opinião