José Serra, Beto Richa, Alvaro Dias, Osmar Dias, Roberto Requião e Ricardo Barros são alguns dos políticos que já estiveram ou estarão no Show Rural.
Interatividade
O que você acha da antecipação da campanha eleitoral promovida pelos políticos?
Escreva para leitor@gazetadopovo.com.br ou deixe um comentário abaixo.
As cartas selecionadas serão publicadas na Coluna do Leitor.
O Show Rural realizado nesta semana em Cascavel, no Oeste do estado , virou passarela para políticos que já estão de olho em 2010. Hoje o deputado federal Ricardo Barros (PP-PR), que pretende disputar uma vaga ao Senado, visita a feira agrícola com o ministro do planejamento, Paulo Bernardo (PT) possível nome do PT para o governo estadual. Amanhã, o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), pré-candidato à Presidência da República, estará na feira com os tucanos Beto Richa e Alvaro Dias, nomes cotados para o Palácio Iguaçu. O governador Roberto Requião (PMDB), que deve entrar na disputa pelo Senado, também estará no evento amanhã, junto com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel.
A festa, promovida pela cooperativa Coopavel, chega a sua 21ª edição neste ano com a marca de sempre atrair políticos. No ano passado, Requião e Richa estiveram no evento, que ainda recebeu o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, e os três senadores paranaenses. O prestígio se explica pela importância do evento. Considerado uma das maiores feiras do setor agrícola realizada no país, ele reúne todos os segmentos do agronegócio e atrai brasileiros dos quatro cantos do país.
O tamanho do evento garante visibilidade e contato com futuros financiadores de campanha, essenciais para quem está disputando dentro do partido ou de uma coligação o direito de concorrer à eleição. "Essa busca por visibilidade, essa constante presença, faz parte do jogo da político. Se a pessoa não é potencialmente candidato, ela não será candidata e, mesmo que consiga um partido que a apoie, dificilmente terá viabilidade eleitoral", comenta o cientista político Fabrício Tomio, da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Senado aprova regulamentação da reforma tributária; texto volta para a Câmara
Câmara reacende debate sobre voto impresso: o que diz o projeto aprovado pela CCJ
Cirurgia de Lula retoma discussão dentro do PT sobre candidatura para 2026
Lula precisa passar o cargo para Alckmin enquanto está internado? Veja o que diz a Constituição