Pinga-fogo
"Talvez o código seja a mais importante lei ambiental de nosso país e, neste momento em que o Brasil se firma como uma potência do agronegócio e da agropecuária de modo geral, é muito importante que também seja uma referência do ponto de vista ambiental."
Jorge Viana, senador (PT-AC), que defende a criação de "um ambiente de debate franco, aberto, sereno e objetivo" sobre o projeto.
O senador e ex-presidente Fernando Collor (PTB-AL, foto) não desistiu de barrar a votação da Lei de Acesso à Informação no plenário do Senado. Ele quer manter na mão do governo o poder para decretar o sigilo eterno para documentos ultrassecretos. A negociação encaminhada na semana passada era para que os senadores aprovassem o texto da Câmara, que mantém esses documentos sob sigilo de no máximo 50 anos. A presidente Dilma Rousseff, e os ministérios da Defesa e das Relações Exteriores já se manifestaram favoravelmente à manutenção dessa regra aprovada pelos deputados. Dilma escalou o ministro Nelson Jobim (Defesa) para conversar com Collor. Na quinta-feira, Jobim conseguiu convencer o senador a não fazer um discurso contra o texto da Câmara. Collor tem mostrado preocupação com a abertura de documentos relativos aos direitos humanos.
Para pensar...
"O Congresso também tem o mesmo dever do governo de ter um orçamento equilibrado, no qual despesa e receita possam estar no mesmo nível."
José Sarney, presidente do Senado, afirmando que a redução das emendas individuais deste ano em função da prorrogação por mais três meses do decreto sobre restos a pagar referentes ao orçamento de 2009 não encontrará resistência dos parlamentares.
Emenda menor
O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), sugeriu que a decisão de reduzir o valor das emendas individuais dos parlamentares como defendeu a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti seja negociada com os membros da Comissão Mista de Orçamento e que haja uma "contrapartida", isto é, se o valor é menor, então que o governo seja obrigado a liberar o dinheiro. Jucá diz que a "contrapartida" facilitará o entendimento com os parlamentares.
Mais vacina
Os deputados que compõem a Frente Parlamentar de Saúde na Assembleia paranaense solicitaram a ampliação da vacinação contra a gripe A (H1N1) a todas as crianças em idade escolar no estado. Os parlamentares alegam que o clima paranaense pode contribuir para a incidência da doença. A vacinação gratuita atende apenas crianças com até 2 anos.
WikiLeaks
Colaboradora do WikiLeaks, a jornalista brasileira Natalia Viana anunciou para daqui a "uma ou duas semanas" a divulgação de milhares de documentos inéditos sobre o Brasil. O anúncio foi feito ontem, durante o congresso da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). Segundo Natalia, todos os telegramas foram produzidos durante os dois mandatos do governo Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010). A jornalista adiantou que alguns dizem respeito a doações dos Estados Unidos para as polícias de diversos estados brasileiros.
Jatinho
O empresário Eike Batista disse ontem não ver nenhuma ilegalidade ao emprestar seu jatinho ao governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB). Segundo Eike, sua empresa, a EBX, é "diferenciada" por colocar seus aviões à disposição de funcionários e "amigos", quando há necessidade.
Lula carnavalesco
A escola de samba Gaviões da Fiel anunciou que o enredo do próximo ano vai homenagear o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O enredo da agremiação de São Paulo será "Verás que um filho fiel não foge à luta. Lula o retrato de uma nação". Em nota, a agremiação afirmou que três possibilidades de enredo estavam sendo trabalhadas até recentemente. Com o tema escolhido, a escola quer "prestar uma homenagem ao povo brasileiro, ao sertanejo sofrido e, especialmente, ao corintiano".
Como Bolsonaro se prepara para reagir ao indiciamento por suposto golpe
Mentor do golpe ou quem o impediu: as narrativas em torno de Bolsonaro após indiciamento
“Era atendimento religioso”, diz defesa de padre indiciado com Bolsonaro
STF decide hoje o futuro da liberdade na Internet; acompanhe o Sem Rodeios