O empresário Adir Assad, dono de empresas do ramo da construção civil que estariam envolvidas com recebimento de propina, impetrou pedido de habeas corpus no Supremo Tribunal Federal (STF) para garantir o direito de permanecer em silencio em depoimento à CPI do Cachoeira. Assad vai depor amanhã. O empresário é dono de empresas que teriam recebido aproximadamente R$ 48 milhões da Delta Construções, segundo a Polícia Federal. Assad informou que foi convocado por e-mail para prestar depoimento na condição de testemunha, mas afirma que os termos dos requerimentos permitem concluir que sua condição é de pessoa investigada. Ele pede que o STF conceda liminar para garantir o direito de não produzir provas contra si mesmo.
Agenda
Hoje: prossegue o julgamento dos 38 réus do mensalão. Nesta semana, está prevista a leitura do voto do ministro Cezar Peluso.
Amanhã: a CPMI do Cachoeira vai ouvir ex-diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Luiz Antonio Pagot.
Quarta-feira: a comissão que investiga o bicheiro toma um dos depoimentos mais esperados, o do ex-dono da empreiteira Delta, Fernando Cavendish (foto 1).
Registro indeferido
A corte do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) indeferiu no último sábado o registro de candidatura de Beti Pavin, candidata a prefeitura de Colombo, na região metropolitana. O pedido negado diz respeito a não aprovação da prestação de contas da prefeitura pela Câmara de Vereadores em 2001, quando a candidata comandava o executivo municipal. Na época, os vereadores constataram irregularidade em procedimentos licitatórios e na execução dos recursos vinculados à manutenção e desenvolvimento do ensino, revelada pela inconsistência dos saldos informados.
Câmaras ampliadas
Em outubro, serão eleitos 10,4% mais vereadores que em 2008. O aumento das vagas é resultado da emenda constitucional 58: serão 5.390 vereadores a mais em todo país. A emenda modificou a fórmula de cálculo da quantidade de vagas nos legislativos municipais. 1695 municípios aumentaram o número de cadeiras nas Câmaras. Entre os estados que mais criaram vagas estão Pará (24,5%), Ceará (23,8%) e Maranhão (18,6%). Tocantins foi o estado que criou menos vagas (2,7%).
Foto na urna
Os partidos, coligações e candidatos de Curitiba deverão comparecer amanhã no Cartório eleitoral da 1ª Zona, no Fórum Eleitoral de Curitiba, para dar prosseguimento aos trâmites para eleição. Agora é a vez da realização de audiência de verificação e fotos e dados que estarão na urna eletrônica no dia 7 de outubro. O horário para a averiguação será das 13 às 19 horas. A 1ª Zona Eleitoral fica na rua João Parolin, 55, no Prado Velho.
Sigla trocada
Esta coluna informou de maneira incorreta o partido do vereador de Curitiba Jair Cézar, entrevistado do Conversa Afiada do último sábado. Falamos que ele era do PSC. Na verdade, Jair Cézar é do PSDB.
Pinga-fogo
"Pode fazer campanha, mas não pode criar congestionamento."
Rafael Greca (PMDB, foto 2), na tarde de domingo, a cabos eleitorais que faziam um "bandeiraço" na Avenida Manoel Ribas. Ontem, a via que se transforma em reduto político aos domingos, na época de campanha eleitoral tinha cerca de cinco quilômetros de lentidão e mais de dez candidatos distribuindo panfletos, adesivos e santinhos.
Colaboraram: Taiana Bubniak.
Alcolumbre e Motta assumem comando do Congresso com discurso alinhado a antecessores
Hugo Motta defende que emendas recuperam autonomia do Parlamento contra “toma lá, dá cá” do governo
Testamos o viés do DeepSeek e de outras seis IAs com as mesmas perguntas; veja respostas
Cumprir meta fiscal não basta para baixar os juros
Deixe sua opinião