Pinga-fogo
"Bota o cabelo na testa, tira o cabelo da nuca, ficava bem mais barato ter comprado uma peruca."
Do samba deste carnaval do bloco Pacotão, de Brasília, sobre o implante feito pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), que usou avião da FAB para ir até Recife fazer a cirurgia.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está resgatando a sua história e colocou no ar um site especial com alguns dos seus julgamentos que tiveram grande repercussão. Um dos casos é o julgamento do registro de candidatura do apresentador Silvio Santos (foto). Ele tentava participar da eleição de 1989 à Presidência da República, a primeira depois da ditadura, pelo Partido Municipalista Brasileiro (PMB). A sigla, porém teve seu pedido de registro provisório negado pela corte. Outra decisão que pesou contra o apresentador foi o fato de ele ser dirigente de uma rede televisiva de alcance nacional e concessionária de serviço público. Silvio Santos ficou inelegível e quem venceu a eleição daquele ano foi Fernando Collor de Mello.
Acesse o site: www.tse.jus.br/jurisprudencia/julgados-historicos
A ditadura e o cinema
Novo documento divulgado ontem pelo site "Arquivos da Ditadura", do jornalista Elio Gaspari, mostra como o governo militar, nos seus estertores, elaborou lista de cineastas que deveriam ser vetados. O documento também mostra que o governo militar determinou a demissão do então presidente da Embrafilme, Celso Amorim, hoje ministro da Defesa, por ele liberar o filme "Pra Frente, Brasil", que abordava ironicamente a ditadura (1964-1985) e seus subterrâneos. O SNI (Serviço Nacional de Informações) incluiu na lista de cineastas vetados os diretores Joaquim Pedro de Andrade, Carlos Diegues e Nelson Pereira dos Santos, entre outros.
No cargo, não
A Comissão de Constituição e Justiça do Senado tem na pauta um projeto que mudaria as regras das eleições ao Executivo. Continua permitindo a reeleição, mas prevê que prefeitos, governadores e presidente só poderão se candidatar ao mesmo cargo que já ocupam se antes renunciarem ao mandato. A proposta é do ex-senador Wilson Santiago.
Sambódromo
Surgiu na Câmara de Curitiba uma proposta de dar outro uso para o terreno onde hoje fica a Vila Capanema. O vereador Chicarelli (PSDC) sugeriu que, se a prefeitura for mesmo desapropriar o estádio do Paraná Clube, que construa no local um Centro de Eventos. Segundo ele, seria muito mais proveitoso do que o plano atual, de pôr lá novas sedes da prefeitura e da Câmara. No local seriam realizados eventos como o carnaval da cidade e a virada cultural, por exemplo.
Os números
11,15% do eleitorado de Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, já passou pelo recadastramento biométrico. O porcentual equivale a 9.032 eleitores. A revisão começou no dia 13 deste mês e segue até 28 de março.
96,5% foi a queda ao longo de 2013 na quantidade de títulos pendentes de cobrança em posse das prefeituras do estado, segundo o Tribunal de Contas do Paraná (TC). O levantamento leva em conta certidões de débitos emitidas pelo TC a favor dos municípios e que devem ser pagas por gestores que cometeram alguma irregularidade. As certidões passaram de 538, em janeiro, para 19 em dezembro.
Colaboraram: Bruna Maestri Walter e Rogerio Waldrigues Galindo.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia