A Casa Civil prorrogou na segunda-feira o prazo para conclusão das atividades de comissão de sindicância responsável por apurar "eventuais irregularidades" identificadas pela Operação Porto Seguro, da Polícia Federal, que envolveram, entre outros, o ex-diretor da Agência Nacional de Águas (ANA) Paulo Vieira (foto). No mês passado, a PF desmontou esquema de venda de pareceres técnicos fraudulentos para favorecer interesses privados. A investigação atingiu diferentes órgãos do governo federal, como Ministério da Educação, Advocacia-Geral da União, Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e a ANA. Criada em 26 de novembro, a sindicância da Casa Civil deveria concluir seus trabalhos em 30 dias. A portaria de segunda, entretanto, estende esse prazo em dez dias. Ao todo, o governo federal criou cinco comissões de sindicância para analisar as informações investigadas pela Polícia Federal.
Conversa com a presidente
Em sua coluna semanal Conversa com a Presidente, Dilma Rousseff reforçou o apelo aos empresários para que invistam no Brasil. Dilma declarou ainda que vai acelerar obras e defender o emprego e o salário dos brasileiros em 2013. A presidente voltou a garantir a redução de cerca de 20% na conta de luz de pessoas físicas e empresas no próximo ano. Esse assunto causou embate com empresas de energia elétrica administradas por governos tucanos inclusive Beto Richa do Paraná que não aceitaram as imposições do Planalto de diminuição de preço nas contas de luz e desistiram da renovação de suas concessões.
Bate-chapa
Às vésperas do Natal, os oito vereadores eleitos por partidos de oposição se reuniram para apontar o nome de Márcio Pacheco (PPL) como candidato a presidente da Câmara de Vereadores de Cascavel, no Oeste. João Paulo Lima (PSD) e Jorge Menegatti (PSC) foram indicados para concorrer como vice e primeiro secretário, respectivamente. Pacheco deverá enfrentar Luiz Frare (PDT), nome mais provável para o cargo pela base de apoio do prefeito eleito, Edgar Bueno (PDT).
Renúncia
O prefeito reeleito de Jaboatão dos Guararapes, na região metropolitana de Recife (PE), renunciou aos últimos dez dias do mandato para "se preparar" para a nova temporada à frente da prefeitura. Elias Gomes (PSDB) disse que o afastamento serve para que ele estruture a futura gestão. O período de afastamento do prefeito coincide com as semanas de Natal e Ano-Novo, mas ele afirma que está trabalhando e que não viajará até o fim do ano.
Dinheiro extra
O Ministério da Integração Nacional pode receber mais de R$ 5 bilhões em 2013 para obras de infraestrutura, como barragens e adutoras, para enfrentamento de secas extremas e outros fenômenos climáticos. A projeção otimista do ministro Fernando Bezerra Coelho parte tanto do montante empregado neste ano (R$ 3 bi) quanto do calendário das obras de transposição do Rio São Francisco, principal obra do governo brasileiro, que garante o abastecimento de água para a região Nordeste para 2015.
Pinga-fogo
"Gostaria que o partido viesse a público esclarecer se houve ou não houve culpa, se houve ou não houve ações que faltaram à ética. Acho que está precisando de uma palavra do partido a respeito de todos esses fatos que têm sido manchetes na nossa imprensa".
Frei Betto, em entrevista ao Estado de S. Paulo, sobre o caso do mensalão petista.
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast