A Contratuh, confederação sindical que reúne os trabalhadores em turismo e hospitalidade, divulgou nesta quinta-feira (16) uma nota de protesto contra a declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre "pizzaiolos". A entidade considera que a profissão foi citada de forma "pejorativa".
Segundo a assessoria de imprensa do Sindicato dos Trabalhadores em Gastronomia e Hotelataria de São Paulo (Sinthoresp), 30 dirigente sindicais da entidade estão saindo para fazer visitas e entregar o manifesto da Contratuh em pizzarias de São Paulo.
Além disso, o mesmo manifesto está sendo enviado por e-mail a deputados e senadores, segundo a assessora.
O presidente referia-se à tendência de processos de investigação no Congresso não resultarem em punição. A declaração de Lula, depois foi contestada por senadores, foi motivada pela reclamação de partidos de oposição sobre o fato de a CPI da Petrobras ser dominada por governistas.
Perguntado sobre os comentários de que a CPI acabaria em pizza, o presidente respondeu: "Depende. Eles (senadores) são todos bons pizzaiolos".
Nota
Segundo a Contratuh, as palavras do presidente atingem os pizzaiolos profissionais. "Não se pode destinar a quaisquer profissões, em hipótese alguma, nenhuma palavra que não seja emprego, salário e um futuro digno", diz a nota da entidade.
Na opinião da confederação, a declaração de Lula fez a profissão ganhar destaque de forma "pejorativa e depreciativa, ofendendo diretamente uma profissão digna e que merece respeito de toda a sociedade".
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia