O presidente Luiz Inácio Lula da Silva planeja unificar as áreas de imprensa, publicidade e comunicação do governo em uma nova secretaria com status ministerial. A nova estrutura comandará também o projeto de uma rede pública de televisão. A secretaria de Imprensa, ocupada desde 2005 pelo jornalista André Singer, é ligada ao gabinete do presidente da República. Já a Secom, chefiada também desde 2005 por Tadeu Rigo, é vinculada à Secretaria-Geral da Presidência.
O jornalista Franklin Martins, da TV Bandeirantes, foi convidado para a nova pasta, numa conversa com o presidente Lula antes do carnaval. Segundo a agência Reuters, Martins confirmou o convite e disse que dará sua resposta em um novo encontro com o presidente, ainda sem data.
Singer confirmou no início da tarde desta sexta-feira no Hotel Hilton, onde acompanha o encontro de Lula com o presidente americano George W. Bush, que vai deixar o cargo. Segundo Singer, o anúncio do nome de seu substituto deverá acontecer junto com a reforma ministerial. Singer acrescentou que o presidente está sondando uma série de pessoas e que só ele pode confirmar quem será o substituto. O porta-voz disse que "uma renovação" sempre é boa num segundo mandato.
A nova Secretaria de Comunicação reuniria as estruturas da atual Secretaria de Imprensa e Porta-Voz e da Secom, que cuida da publicidade oficial, incluindo a estatal Radiobrás. Os ministros das Comunicações, Hélio Costa, e da Secretaria-Geral, Luiz Dulci, desenvolvem projetos para uma rede pública de televisão, com base na estrutura da Radiobrás e outras emissoras do governo federal.
Quem são os jovens expoentes da direita que devem se fortalecer nos próximos anos
Frases da Semana: “Kamala ganhando as eleições é mais seguro para fortalecer a democracia”
Brasil deve passar os EUA e virar líder global de exportações agropecuárias
O que dizem as pesquisas sobre educação integral, obsessão do MEC de Lula
Deixe sua opinião