Mesmo com a crescente demanda pela expansão no número de linhas de ônibus, a prefeitura de Curitiba espera a votação do projeto do novo sistema de transporte para licitar o serviço. A Urbs, empresa que gerencia o sistema de transporte, afirma que o edital de licitação está praticamente pronto, faltando alguns dados sobre linhas de integração com a região metropolitana para que possa ser lançado. Mas, para isso, a lei precisa ser aprovada.
Desde que foi criado, há 50 anos, o sistema de transporte coletivo de Curitiba que atualmente movimenta R$ 711 milhões por ano em pagamento de passagens nunca passou por processo de concorrência pública. A proposta que tramita na Câmara deve substituir a Lei Municipal 7.556, de 1990, que prevê que a contratação das empresas de transporte coletivo será feita por meio de um sistema de permissão. O problema é que o contrato de permissão não estipula tempo de vigência do contrato. Ou seja, as empresas praticamente têm o serviço garantido por tempo indeterminado.
Com a licitação, isso vai mudar. O projeto de lei prevê que as empresas que operam as linhas hoje continuarão sendo responsáveis pelo serviço até a assinatura do contrato com as vencedoras do processo licitatório. Esse novo contrato terá prazo para terminar.
Outra novidade apresentada na proposta é a aplicação de punições se houver deficiências no serviço. As penalidades vão desde a advertência por escrito, até a intervenção da administração pública nas empresas.
Pagamento
Porém, não está definido no projeto como será feito o pagamento para as empresas. Atualmente, elas recebem por quilômetro rodado. Somente no edital de licitação é que será explicitado se o sistema continuará o mesmo ou o pagamento passará a ser pelo número de passageiros transportados. No edital também deve ser definida quantas empresas vão operar o sistema e em quais regiões da cidade.
A rede integrada de transporte de Curitiba, que serve à capital e interliga Curitiba a outras 13 cidades, atende diariamente a 2,2 milhões de passageiros (de segunda a sexta-feira), em 390 linhas compostas de 1.900 ônibus.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Enquete: você acredita que a censura nas redes sociais vai acabar após a declaração de Zuckerberg?
Maduro sugere uso de tropas do Brasil para “libertação” de Porto Rico
Deixe sua opinião