Um sistema criado pela Gazeta do Povo permite que qualquer pessoa consulte os gastos dos deputados estaduais do Paraná na internet. A ferramenta compila dados do Portal da Transparência da Assembleia Legislativa (Alep) e coloca à disposição do público de maneira mais acessível do que o site o oficial. Não é necessário fazer cadastro ou apresentar identificação para consultar os dados.
Para usar o programa no site da Gazeta do Povo, basta entrar na editoria de Dados ou, então, clicar direto neste link, para acessar a área de consulta de "Gastos dos deputados estaduais". Estão disponíveis para consulta os valores a partir de 2010, com possibilidade de cruzar as consultas de várias maneiras. É possível filtrar os números por meio das opções "Deputado", "Período", "Tipo de Gasto" e CPF CNPJ.
No final, há uma lista com os valores, CNPJ ou CPF do beneficiado com a verba pública, justificativa e o nome do deputado. O total do custo com um determinado setor em um período de um mês, por exemplo, pode ser consultado. Qualquer pessoa pode encontrar irregularidades e cobrar os deputados por possíveis gastos abusivos, como apontou recente matéria da Gazeta do Povo a respeito dos gastos com alimentação dos parlamentares estaduais.