O site da agência oficial de notícias do governo do Paraná (www.aenoticias.pr.gov.br) publicou ontem notícia da festa de divulgação de um empreendimento imobiliário privado de luxo no litoral catarinense. A festa, realizada no Graciosa Country Club, em Curitiba, no último domingo, se destinava a vender apartamentos de até R$ 6 milhões em condomínios que estão sendo erguidos entre Praia Brava e Balneário Camboriú.

CARREGANDO :)

A notícia destacava a participação do governador Orlando Pessuti (PMDB) e da primeira-dama, Regina Pessuti, na "1.ª Paella Brava Beach", festa que também contou com a participação da atriz Grazi Massafera e do ator Luciano Szafir.

No texto, o governador afirmava que o empreendimento, que é inteiramente privado, dá impulso ao turismo na Região Sul. "Estamos prestigiando companheiros de dois estados que estão empreendendo em favor do turismo no Sul do Brasil. É uma forma de fazer com que brasileiros e estrangeiros possam ter mais opções de lazer na região", declarou.

Publicidade

Para o cientista político Ricardo Costa de Oliveira, da UFPR, o assunto não deveria ser objeto de atenção de um veículo de informações estatal. "Além de se tratar de um empreendimento privado, fica fora da jurisdição do governo do Paraná", afirma o professor.

Pessuti negou que houvesse mau uso da agência oficial. "O que relataram foi a presença do governador em um evento", disse ele. A versão é a mesma dada pelo secretário estadual da Comunicação, Ricardo Cansian Netto. "O objetivo era mostrar o governador falando sobre turismo integrado no Paraná e em Santa Catarina."

A notícia ficou no site do governo até o meio da tarde. Depois de a reportagem entrar em contato com Pessuti, o texto foi retirado da agência. De acordo a assessoria do governo, a ordem para a retirada partiu da Secretaria de Comunicação. O secretário Ricardo Cansian, no entanto, negou que tenha dado o comando.

A participação do governador Pessuti na festa também causou polêmica entre lideranças do litoral paranaense. O presidente da Associação de Hotéis, Pousadas, Bares, Restaurantes, Casas Noturnas e Similares do Litoral do Paraná (Assindilitoral), José Carlos Chicarelli, afirma que o fato "dá uma certa dor de cotovelo" no litoral paranaense. "Precisamos que as pessoas ilustres se posicionem defendendo o litoral do Paraná", disse.

Pessuti respondeu afirmando que seu governo tem levado diversas obras para o litoral do estado. "Só nos próximos dias estamos lançando editais de projetos para a ponte de Guaratuba e para a rodovia interportos, entre outras obras. Temos lutado muito pelas conquistas do nosso litoral", afirmou.

Publicidade