• Carregando...

O presidente do PT, Ricardo Berzoini (SP), esteve com o presidente Lula, na noite desta segunda-feira no Planalto, para conhecer as suas posições sobre a participação do PT no segundo mandato. Os petistas têm uma lista de reivindicações que será oficialmente entregue ao presidente na reunião, que ainda será marcada, com a comissão política do partido. O objetivo de Berzoini era conhecer a plano de vôo do presidente para que ele possa promover um entendimento no partido para evitar ruídos no anúncio da reforma ministerial.

O presidente discutiu com Berzoini a situação da ex-prefeita Marta Suplicy. Após o encontro, continuava complicada uma solução para a entrada da ex-prefeita no novo MInistério de Lula.

- O quebra-cabeça está difícil de se juntar. Não está fácil incluí-la - disse um interlocutor do governo.

Permanecia, mesmo assim, a tentativa de colocar Marta no Ministério do Turismo, no lugar de Walfrido Mares Guia, que iria para a coordenação política, no lugar de Tarso Genro. Depois do encontro com Lula, Berzoni se reuniu com o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, e com o líder do PT, Luiz Sergio (RJ), na Câmara. Berzoini decidiu cancelar a reunião que teria hoje com a Executiva Nacional do PT.

O problema é que Walfrido já disse que não queria sair do Turismo, mas assessores do presidente diziam que ele não resistiria a um apelo do presidente.

No encontro, ficou praticamente definida a permanência da Secretaria da Pesca nas mãos da tendência Articulação de Esquerda e a nomeação do ex-deputado Luiz Eduardo Greenhalgh para a Secretaria de Direitos Humanos. Mas ainda estava indefinido o MInistério do Desenvolvimento Agrário, que é reivindicado pela Democracia Socialista, que tem como candidato o deputado Walter Pinheiro (BA), e pela Unidade na Luta, que tem como candidato Pedro Eugênio, que está sendo bancado pela CONTAG.

Nas reuniões de ontem, no Planalto, voltou a ser falado o nome do ex-presidente da Embraer Maurício Botelho - um nome citado logo depois das eleições, ano passado - para o Ministério do Desenvolvimento. Também voltou a circular no governo o boato de que o ministro Gilberto Gil, da Cultura, estaria pedindo prá saír.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]