• Carregando...

Por intermédio de nota, a Skymaster rebateu nesta terça-feira as acusações de superfaturamento, de ter participado de fraudes em licitações ou de ter oferecido propina a quem quer que seja, como diz o relatório parcial apresentado nesta terça-feira pelo deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP), sub-relator da CPI dos Correios. A empresa considera que está sendo usada como bode expiatório nas denúncias de corrupção nos Correios especialmente por parlamentares petistas, que estariam interessados em condená-la previamente por prestar serviços à estatal desde o governo de Fernando Henrique Cardoso.

"Há meses, informações disparatadas, cálculos ilógicos e conclusões precipitadas, que deveriam apenas constar dos relatórios, são divulgadas a esmo. Sem conhecimento do que é o setor aéreo, parlamentares submeteram a Skymaster a um linchamento público" diz a nota. Em outro trecho, a empresa acrescenta: "A Skymaster nega terminantemente as acusações de superfaturamento, de manipulação dos contratos, de concorrência desleal ou, ainda, de qualquer tipo de conluio ou apadrinhamento político".

O presidente e sócio da Brazilian Expressa Transportes Aéreos Ltda (Beta), Antônio Augusto Conceição Morato Leite, acusado de burlar licitações nos Correios, formação de quadrilha e tráfico de influência, também contestou o relatório de Cardozo.

"Os contratos firmados com os Correios pela Beta entre 2000 e 2002, ocasião em que Antônio Augusto Morato Leite respondia pela empresa, seguiram as regras estabelecidas pelos editais de licitação. Com relação ao acordo operacional com a Skymaster, feito às claras e registrado em cartório, portanto público, foi a única alternativa encontrada para atender às exigências da Rede Postal Noturna, visto que nenhuma empresa de carga aérea, isoladamente, tinha condição de cumprir tais exigências", defendeu-se, também por meio de nota.

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), por sua vez, promete submeter o relatório da CPI dos Correios à área jurídica da estatal para exame e orientação em relação às providências que deverão ser adotadas. A equipe técnica dos Correios também já estaria analisando os indicativos de superfaturamento apontados pela comissão. A estatal informou ainda que os ex-dirigentes que conduziram esses processos, em cada período avaliado, estão apresentando suas defesas junto aos órgãos de controle. A direção da ECT anunciou que decidiu promover uma reavaliação completa do modelo de contratação, de gestão e de custos da Rede Postal Nortuna, que deverá ser concluída no primeiro trimestre de 2006.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]