Os prefeitos que tomaram posse ontem em mais de 5.560 municípios são na maioria homens com curso superior completo e idades que variam de 46 a 55 anos. Dos eleitos e reeleitos, apenas 9% são mulheres. O levantamento foi feito pela organização não-governamental Transparência Municipal, que mostra também que o grau de escolaridade e a profissão dos administradores variam conforme o tamanho do município.
Pelo menos 9,2% dos prefeitos eleitos e reeleitos não completaram o ensino fundamental, mas 44% dos administradores municipais têm curso superior completo. Outros 26,3% já concluíram o ensino médio.
Segundo o estudo, quanto maior o município, a tendência é de o grau de escolaridade dos prefeitos aumentar. Nos maiores municípios, o predomínio é de os prefeitos terem profissões liberais, como administradores, advogados, engenheiros e médicos. Nos municípios de porte médio, surgem na sua maioria os comerciantes e empresários. Já nos menores, aparecem os agricultores, pecuaristas e funcionários públicos.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia